A Comunidade Canção Nova acolhe o encontro anual do movimento do Terço dos Homens entre os dias 10 e 12 de setembro em Cachoeira Paulista (SP). O evento terá como tema “Mãe e Rainha da evangelização, homens unidos no terço e na missão”.

Segundo os organizadores, o objetivo é reunir grupos do terço dos homens atuantes em todo o país. A programação contará com missas, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e momento de devoção mariana. Entre as presenças confirmadas estão o assessor nacional do terço dos homens Mãe Rainha, padre Vandemir Meister, o assessor do terço dos homens na arquidiocese de Olinda e Recife (PE), padre Vitor Hugo Possetti, e o assessor do terço dos homens na diocese de Guarulhos (SP), padre Johnny William Bernardo.

O evento será presencial e, devido às medidas de segurança para evitar o contágio por covid-19, será obrigatório o uso de máscara, a aferição de temperatura corporal, a higienização das mãos com álcool e o distanciamento social. Haverá também transmissão pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Os primeiros grupos de terço dos homens surgiram no Brasil no período da primeira evangelização do país, com padres franciscanos e jesuítas. Eles se reuniam para rezar com os escravos e assim formaram o chamado “Terço dos Homens Pretos”. Desde então, alguns grupos foram surgindo em diferentes locais do país. Essa modalidade de oração, realizada por homens, ganhou força e sua atual organização no Brasil dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que caminha vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial surgiu no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), através do incentivo a Antonio dos Santos por parte de uma coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina, Oneida Araújo da Silva. O grupo começou com 15 homens. Nessa ocasião, o padre José Pontes, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, tendo conhecimento dessa iniciativa, resolveu experimentá-la no Santuário da Mãe e Rainha, na diocese de Olinda-Recife (PE), e a partir dali o terço começou a ter seu grande desenvolvimento. Em maio de 1998, o terço passou a ser rezado semanalmente. Foi com este ritmo que ganhou grande repercussão para novos horizontes.  Atualment,e o Terço dos Homens Mãe Rainha vive um ano jubilar, rumo aos 25 anos de sua criação e expansão pelo Brasil.

A programação do encontro anual pode ser acessada AQUI.

Confira também: