O cardeal Angelo Bagnasco, presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), disse na missa inaugural do 52° Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, na Hungria, que a “Igreja não pode se calar” e que deve continuar proclamando Cristo ressuscitado.

“Não tenha medo: Deus não está morto, a Eucaristia vai além de toda solidão, de toda distância, de toda indiferença. A Igreja não pode se calar, não pode deixar-se reduzir ao silêncio: deve dar ao rosto de cada homem o esplendor de Cristo ressuscitado”, disse o cardeal diante da multidão reunida na Praça dos Heróis, neste domingo, 5 de setembro.

A celebração aconteceu depois de ser adiada por um ano em função das medidas de combate à covid-19. Estiveram presentes estudantes das escolas católicas da Hungria, alguns dos quais receberam a primeira Comunhão, e um coral formado por mil pessoas.

“Nossa voz é fraca, mas ecoa a voz dos séculos e está marcada pelo sangue dos mártires. Nossa alegria é a maior: é Jesus! A voz dos crentes diz ao homem moderno: você não está sozinho num universo hostil, não está sozinho perante o maravilhoso mistério da vida, não está sozinho com a sua sede de liberdade e de eternidade. Onde quer que esteja, você não é invisível: Deus olha pra você com amor; você não é órfão; Deus é o seu Pai; você vale o sangue de Jesus, Redentor do mundo e Pão da vida eterna”, disse o também arcebispo emérito de Gênova.

Ao dirigir-se aos jovens, o cardeal Bagnasco disse que “Deus não é um competidor da liberdade, e a fé não é uma série de proibições, mas um grande sim à alegria, mesmo quando é exigente porque o amor é um assunto sério”.

“Hoje há uma grande debilidade de pensamento; as dificuldades da fé também surgem dessa debilidade. A fé não é inimiga da razão, mas a procura, bem como a razão precisa da fé para ser verdadeiramente ela mesma”, explicou.

Depois, agradeceu aos sacerdotes presentes por serem “sentinelas da manhã, presença viva da Igreja, mãe e mestra”.

“A Igreja não tem outro nome que anunciar e adorar: Jesus Cristo. Seu rosto é o evangelho, sua presença é a Eucaristia”, concluiu o cardeal Bagnasco.

O Congresso Eucarístico Internacional 2021 irá até o dia 12 de setembro e será encerrado com a missa presidida pelo papa Francisco na Praça dos Heróis, às 11h30, hora local.

Francisco será o primeiro papa a participar de um Congresso Eucarístico desde o ano 2000.

Confira também: