As relações entre os ortodoxos russos e a Igreja Católica melhoraram durante os últimos 40 anos da promulgação da Constituição Nostra Aetate do Concílio Vaticano II, afirmou o Presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, em uma coletiva de imprensa.

Conforme informa Associated Press (AP), o Cardeal indicou que o "gelo está se derretendo", mas considerou que o Papa Bento XVI não visitará a Rússia logo. Explicou que o Patriarca de Moscou, Alexis II, não descarta uma reunião com o Pontífice mas alguns assuntos devem ser resolvidos primeiro. Um desses temas é a acusação dos ortodoxos russos à Igreja Católica de estar fazendo proselitismo na Rússia, acusação que a Santa Sé nega.

O Cardeal Kasper também se referiu a alguns problemas preocupantes no diálogo com outros grupos como o "agressivo proselitismo" dos protestantes em países como o Brasil, onde os católicos diminuem em um por cento anualmente por causa deste fenômeno.

O Cardeal afirmou que tal "fundamentalismo agressivo" dos movimentos novos e antigos diminui o diálogo ecumênico. Não é possível para a maioria estabelecer um diálogo apoiado no respeito; "e o diálogo pressupõe o respeito mútuo e com estas seitas (como os pentecostais) não é possível".