O cardeal americano Raymond Leo Burke agradeceu aos profissionais de saúde e aos padres que o atenderam durante sua internação por covid-19 assim com a todos os que rezaram por sua recuperação e revelou que está melhor. “Já não estou entubado com um respirador”, disse o cardeal em carta escrita em 28 de agosto, que foi transferido “da unidade de terapia intensiva a um quarto do hospital onde os médicos, enfermeiros e várias pessoas proporcionam cuidados médicos vigilantes, excelentes e seguros”. “A esses profissionais dedicados, também agradeço de coração, bem como aos sacerdotes que me atenderam sacramentalmente”, acrescentou.

O cardeal Raymond Leo Burke foi diagnosticado com covid-19 na noite da terça-feira, 10 de agosto. Quatro dias depois, ele informou que estava conectado a um respirador e pediu aos fiéis que rezassem o terço pela sua recuperação.

Depois de superar o quadro crítico, o cardeal americano agradeceu através das suas redes sociais: “Àqueles que ofereceram inúmeros terços e orações, acenderam velas e ofereceram a santa Missa, quero estender-lhes a minha sincera gratidão e peço a Deus e à sua Mãe que abençoe a todos. Agradeço também aos meus irmãos bispos e sacerdotes que ofereceram a Missa por mim e rezaram por mim no altar”.

O cardeal Burke, prefeito emérito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica na Santa Sé, afirmou que “essa generosa efusão de graça me une a vocês de maneira especial, enquanto me uno especialmente às vítimas que sofrem os efeitos do coronavírus. Com todo o meu coração, lhes expresso meu desejo de poder responder todas as ligações, mensagens de texto e e-mails”.

O cardeal disse que isso não será possível para poder “preservar minha energia para poder recuperar minha saúde e força” e explicou que, durante a sua recuperação, só oferecerá “atualizações ocasionais quando houver algo significativo para compartilhar”. O canal oficial de comunicação do cardeal seguirá sendo o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Os fiéis interessados em enviar alguma mensagem ao cardeal, poderão fazê-lo através da página do santuário.

Nos últimos dias, o cardeal Burke recordou seu lema episcopal “Secundum Cor Tuum” (Segundo o teu coração) e afirmou que todas as coisas ordenadas pela Divina Vontade e através dela têm sua origem no Sagrado Coração de nosso Salvador, cuja fundamental motivação é seu amor eterno por seu Pai e por seus filhos”.

O cardeal também afirmou que o “sofrimento, unido a Jesus Cristo sofredor, é uma verdadeira edificação, quando seu plano divino para nossa salvação é aceito voluntariamente e com todo o coração”.

“Unido com Jesus Cristo, sacerdote e vítima, ofereço tudo o que sofro pela Igreja e pelo mundo”, concluiu.

Confira também: