Missionárias da Caridade e 14 crianças com deficiência de um orfanato do Afeganistão chegaram ao aeroporto de Roma, na Itália.

Um sacerdote católico e cinco religiosas da ordem fundada pela madre Teresa chegaram a Roma em um dos dois voos de retirada no dia 25 de agosto, trazendo 277 pessoas.

O padre Giovanni Scalese, superior da missão ´sui iuris` no Afeganistão também chegou no voo. O sacerdote passou 8 anos em Cabul, celebrando a missa diária para os residentes estrangeiros na cidade na única igreja católica do Afeganistão, que fica dentro da embaixada da Itália.

“Nunca teria voltado à Itália sem essas crianças, não podíamos deixá-las”, disse o padre Scalese ao jornal italiano La Repubblica.

As crianças têm deficiência intelectual, idades entre 6 e 29 anos, e moravam no orfanato fundado em 2006 pelas Missionárias da Caridade em Cabul. A instituição teve que ser fechada após a cidade ser tomada pelos talibãs.

A irmã Bhatti Shahnaz, uma das religiosas que chegou no voo, trabalhou com crianças com deficiência no Afeganistão na comunidade das Irmãs da Caridade de santa Joana Antida Thouret. Com lágrimas nos olhos, ela afirmou que “ainda há 50 crianças com deficiência intelectual de que nós cuidávamos”.

O padre Matteo Sanavio, sacerdote da ONG “Pro Bambini di Kabul”, estava no aeroporto para receber os refugiados. “No início, compartilhamos os sorrisos atrás das nossas máscaras”, disse o padre Matteo à Vatican News. “A gente pôde se abraçar e as primeiras palavras que dissemos foi: ´Louvado seja o Senhor, porque fez grandes coisas`”, afirmou ele.

Até o momento, a Itália recebeu 2,65 mil afegãos retirados. Cerca de um terço deles são crianças, segundo dados fornecidos pelo ministro da Defesa, Lorenzo Guerini.

“Devemos agradecer ao exército italiano pelo seu trabalho, dedicação, por tudo. Eles conseguiram trazer as religiosas com saúde, estas pequenas sementes de caridade cristã presentes no Afeganistão. E, sobretudo, devemos agradecer-lhes por trazerem estas crianças das Missionárias da Caridade, que têm deficiências severas”, disse o padre Matteo.

O sacerdote afirmou que a associação caritativa “Pro Bambini di Kabul” planeja atender às famílias afegãs que foram retiradas na Itália. “Nossa missão inicial continua e está focada no atendimento às crianças”, afirmou. “Mesmo que estejam agora na Itália, ainda são crianças de Cabul”.

O padre Giovani Scalese disse que, havendo condições, espera regressar ao Afeganistão para retomar sua missão. “Foram anos difíceis e percebo que só podia terminar dessa maneira. Mas não sou muito pessimista. O Afeganistão poderia encontrar sua própria estabilidade. Vamos esperar para ver que tipo de governo será formado”, disse.

O padre Matteo afirmou que a Santa Sé precisa avaliar a situação da Igreja Católica no Afeganistão depois da retirada dos sacerdotes e religiosas do país. “Todas essas sementes de caridade podem parecer perdidas aos olhos humanos, mas se a semente que cai no chão não morre, não dá fruto”, explicou. “Agora, o que foi semeado pelos religiosos durante tantos anos ficou lá e esperamos e rezamos para que dê fruto”, disse.

Confira também: