O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSDB), exonerou um professor que exibiu a alunos do 9º ano do ensino fundamental o clipe da música Etérea, do cantor Criolo, com temática homossexual. Após a decisão, anunciada na quarta-feira 25 de agosto, o prefeito foi acusado de homofobia e, na manhã de hoje, a catedral São José, de Criciúma, amanheceu pichada com dizeres como “Fora Salvaro” e “homofobia é crime”.

O vídeo foi exibido em sala de aula por um professor de artes da escola Pascoal Meller, da rede municipal de ensino. O clipe apresenta imagens sensuais, com homens e mulheres seminus, e a letra da música afirma que “é necessário quebrar padrões”, “abrir discussões”, e defende “amores aceitos sem imposições”.

“Estou determinando a imediata exoneração daquele professor que, em sala de aula, expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada, para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, não toleramos, está demitido este profissional”, disse o prefeito Clésio Salvaro em um vídeo gravado após denúncia de pais ao diretor da escola.

“Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isso não vai acontecer. Essa viadagem em sala de aula, nós não concordamos”, disse o prefeito. Salvaro também pediu que, “se os pais souberem de algo parecido que foi exposto aos seus filhos, por favor, entre em contato com o município de Criciúma que o profissional que apresentou esse tipo de vídeo ou esse tipo de comportamento inapropriado será exonerado de forma imediata”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que “o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma”. Segundo a secretaria, “a prática pedagógica de professores da rede de ensino é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado”, que “reúne os conteúdos que deverão ser ministrados junto aos estudantes em cada ano letivo”.

“Dessa forma, as medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino”, disse a Secretaria Municipal de Educação.

Após a publicação do vídeo do prefeito Clésio Salvaro, a catedral de São José amanheceu nesta quinta-feira com pichações de “Fora Salvaro” e “homofobia é crime”. Além da catedral, também foram feitas pichações em outros prédios da cidade, como uma igreja batista, o colégio Marista e um banco.

“Na manhã dessa quinta-feira a gente recebeu uma ligação na Defesa Civil dizendo que a igreja da catedral, também a igreja evangélica e o colégio tinham sido pichados. Nós viemos verificar e realmente isso se confirmou. A pichação ocorreu próximo da meia noite, conforme as câmeras mostram”, disse ao site OCP News Fred Gomes, diretor da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil). Segundo ele, um boletim de ocorrência deverá ser registrado para encontrar os autores. “Agora será feito o procedimento correto, porque isso não é forma de protesto, isso é vandalismo e baderna”.

A vereadora Giovanna Mondardo (PCdoB) afirmou que entrará com denúncia no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra o prefeito por homofobia. “É inadmissível que a homofobia seja tratada como opinião e que alguém que exerça o maior cargo público de uma cidade se porte desta maneira”, disse, segundo o site ND Mais. Entidades como o PCdoB, União Nacional LGBT, ABGLT, Mães pela Diversidade e a OAB Diversidade também se posicionaram contra as falas do prefeito e prometem acioná-lo judicialmente.

Confira também: