Uma cruz foi roubada por vândalos que invadiram a área externa da igreja de Tabgha, em Israel. O templo fica na beira do mar da Galiléia, no lugar onde, segundo a tradição, Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.

O roubo ocorreu na quinta-feira, 19, disse o padre Georg Roewekamp, responsável pela associação alemã da Terra Santa, que custódia o templo.

O padre Roewekamp acredita que os ladrões chegaram de barco e arrancaram a cruz, de aproximadamente 15 cm. A peça era de ferro e estava incrustada em um altar de rocha de basalto, no ambiente externo da igreja, onde os fiéis podem orar ao ar livre.

“A cruz estava muito bem fixada na pedra de basalto. Portanto, ela foi arrancada. Não foi um acidente”, disse o padre Roewekamp. “Isso demonstra que as pessoas podem invadir e profanar a nossa propriedade”, disse o sacerdote. Ele definiu o roubo como um ato “anticristão”.

Após a denúncia do roubo na delegacia de Tiberias, a polícia deu início a uma investigação.

O jornal israelense Times of Israel disse que a igreja já tinha sofrido um ato de vandalismo em 2015, quando três judeus extremistas incendiaram o templo, causando graves danos. Eles deixaram pichações em hebraico escritas nas paredes. O ataque foi considerado um crime de ódio contra a comunidade cristã, minoritária em Israel. Um dos vândalos foi condenado.

Aproximadamente 200 mil cristãos moram em Israel, cerca de 2% da população. Na sua maioria, são de origem palestina e habitam principalmente a região norte do país.

Confira também: