A Santa Sé puniu o arcebispo polonês Marian Golebiewski por má gestão, omissões e encobrimento das denúncias de abusos sexuais cometidos por sacerdotes nas dioceses de Koszalin-Kolobrzerg e da arquidiocese de Breslávia, durante o tempo em que as governou pastoralmente, entre 1996 e 2013.

Em comunicado, a arquidiocese de Breslávia, Polônia, informou sobre as medidas tomadas pela Santa Sé sobre a atuação do arcebispo Marian Golebiewski e mencionou que a sanção foi feita “sobre a base das disposições do Código de Direito Canônico e do motu proprio do Papa Francisco ´Vos estis lux Mundi`”.

Por isso, “a Santa Sé, depois de receber notificações formais, realizou procedimentos relacionados com as omissões do Arcebispo Marian Golebiewski em casos de abusos sexuais de menores por parte de alguns sacerdotes da diocese de Koszalin-Kolobrzerg, durante o seu ministério episcopal entre os anos de 1996 e 2004 e na Arquidiocese de Breslávia, de 2004 a 2013”.

Como resultado da investigação completada, a Santa Sé tomou a decisão de que o prelado “viva uma vida de oração e penitência” e seja proibido de participar de “qualquer celebração pública, tanto eclesiástica como secular”.

Além disso, ele terá que pagar, “como penitência, uma certa quantia dos seus fundos privados à Fundação São José, destinada à prevenção e atendimento das vítimas de abuso”.

Confira também: