O Vice-presidente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom. Edmundo Abastoflor, advertiu que adiar as eleições de 4 de dezembro poderia gerar "um imprevisível efeito interno e deteriorar ainda mais a imagem do país".

O também Arcebispo de La Paz, indicou que é responsabilidade "da classe política" preservar a democracia. "Esperamos que entre amanhã e depois se chegue a uma solução positiva, dentro das leis e da Constituição", afirmou.

O Prelado, junto ao Bispo de El Alto e Secretário Geral da CEM, Dom. Jesus Juárez, expressaram sua preocupação ao Presidente da Bolívia, Eduardo Rodríguez.

Do mesmo modo, ambos descartaram uma eventual mediação episcopal para obter uma saída para a atual crise, já que esta é "responsabilidade da classe política".

Por sua vez, o Defensor do Povo, Waldo Albarracín, exortou aos parlamentares a procurar o interesse nacional. "A briga pelas deputações não responde ao interesse nacional de estabilidade política, unidade, eleições e preservação da imagem externa".