Neste 15 de agosto, quase 40 mil peregrinos distribuídos em 63 peregrinações chegaram ao santuário mariano de Jasna Góra, em Częstochowa, Polônia, para celebrar a solenidade da Assunção da Virgem Maria.

A peregrinação deste ano realizou-se seguindo os protocolos de saúde vigentes e contou com a participação do bispo de Radom, dom Marek Solarczyk, que dirigiu a 43° peregrinação a pé da diocese de Radom.

Dom Solarczyk foi encarregado de velar pela condição espiritual dos peregrinos e de fazer soar a trombeta que despertava os participantes durante as manhãs para começar um novo dia de peregrinação.

A assessoria de imprensa de Jasna Góra informou que entre maio e meados de agosto deste ano muitos peregrinos ingressaram ao santuário. Foram 133 grupos de caminhantes, 185 grupos de ciclistas, 13 grupos de corredores e um grupo de pessoas a cavalo. Os dados refletem “o espírito peregrino de centenas de milhares de poloneses” e mostram que eles representam 20% dos peregrinos na Europa e 5% de todo o mundo entre os que visitam um santuário.

“Na rota da peregrinação há pessoas de todas as idades, clérigos, pessoas consagradas e leigos, tanto pessoas cultas como simples; uns vêm agradecendo e outros pedindo ajuda”, disse a assessoria de imprensa em comunicado.

A nota enfatizou a participação da 22ª peregrinação da Cavalaria de Zaręby Kościelne, em Mazovia, onde os participantes percorreram 400 quilômetros a cavalo por mais de 11 dias, até chegar a Jasna Góra no início de julho.

O pároco de Zaręby Kościelne, padre Andrzej Dmochowski, disse à assessoria de imprensa de Jasna Góra que, durante o caminho, passaram por cidades e aldeias “com um estandarte com a imagem de Nossa Senhora de Ostra Brama, a padroeira do regimento”.

A peregrinação de agosto deste ano foi um ato de agradecimento pela celebração do 30º aniversário da Jornada Mundial da Juventude em Częstochowa, e contou com eventos como o concerto “Os peregrinos cantam as canções favoritas de JPII”.

Também foi recordada a próxima beatificação do Primaz do Milênio, cardeal Stefan Wyszyński, que será elevado aos altares junto com a madre Elżbieta Róża Czacka, em 12 de setembro.

A assessoria de imprensa informou que, durante a celebração, também foi comemorado o “Milagre do Vístula”, quando a Polônia conseguiu deter “os exércitos bolcheviques e salvou a Europa da avalanche das ideologias perigosas”.

“Os poloneses estão convencidos da ajuda especial da Virgem naqueles dias de agosto, há 100 anos atrás. Em Jasna Góra, antes da Missa das Indulgências, uma placa comemorativa do Milagre do Vístula foi abençoada”, acrescentou.

Mais em

Confira também: