O papa Francisco não celebrará nenhuma missa em público durante sua visita a Glasgow, Escócia, no próximo mês de novembro. “Posso confirmar que nós, bispos escoceses, não estamos planejando uma celebração da missa com o papa Francisco em novembro”, disse Peter Kearney, porta-voz da Conferência Episcopal Escocesa, à CNA, agência em inglês do grupo ACI, ontem, 17 de agosto.

A imprensa do Reino Unido havia dito, no último fim de semana, que o papa presidiria uma missa ao ar livre em Glasgow, como fizeram seus predecessores Bento XVI, em 2010, e são João Paulo II, em 1982.

O papa vai à Escócia para a Cúpula de Líderes Mundiais que se realizará nos primeiros dias da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, em Glasgow, de 1º a 12 de novembro. “O papa fará a visita como convidado do governo do Reino Unido, responsável por organizar os detalhes da visita. Entendemos que estará apenas por algumas horas na Escócia para participar da reunião COP26 e que, portanto, terá muito pouco tempo para se encontrar com os bispos escoceses”, disse.

O Vaticano não anunciou oficialmente a viagem de Francisco, mas mencionou os planos para que participe no evento “Fé e Ciência: rumo à COP26”, que será realizado no dia 4 de outubro, no Vaticano. O encontro reunirá cientistas e líderes das religiões do mundo antes da COP26 e está sendo organizado pelas embaixadas do Reino Unido e da Itália junto à Santa Sé.

Depois que o papa Francisco se submeteu a uma cirurgia de cólon em 4 de julho, a Conferência dos Bispos da Escócia emitiu um comunicado afirmando que os bispos estavam “felizes em saber que ele compareceria e que iria encontrá-los em Glasgow”.

A COP26 estava prevista inicialmente para novembro de 2020, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19.

Segundo a BBC, cerca de 120 Chefes de Estado deverão participar na conferência, que tratará sobre as mudanças climáticas. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o príncipe Carlos da Inglaterra, bem como Greta Thunberg e o enviado dos Estados Unidos para a mudança climática, John Kerry, estão entre os participantes confirmados.

“Os bispos católicos da Escócia acolheram com satisfação a possibilidade de um encontro com o Papa Francisco quando ele comparecer à Conferência COP26 em Glasgow, em novembro”, disse o porta-voz dos bispos escoceses.

“Embora sejam desejáveis encontros pastorais, ecumênicos e inter-religiosos durante os dias que o Papa estará conosco, o tempo urge e infelizmente um programa tão completo não será possível”, disse o porta-voz.

Confira também: