O bispo de Porto Príncipe, Haiti, dom Max Leroy Mésidor, pediu aos sacerdotes, comunidades religiosas e fiéis que organizem uma semana de oração pelas vítimas do terremoto ocorrido no país no sábado passado, 14 de agosto. O número de vítimas do terremoto continua aumentando e já foram registradas mais de 1,4 mil mortes.

A tempestade tropical Grace, prevista para os próximos dias, ameaça o país com o risco de deslizamentos de terra e enchentes, trazendo também sérias dificuldades para os trabalhos de resgate e as operações de busca de sobreviventes do terremoto.

O bispo de Porto Príncipe convocou a semana de oração para os dias 18 a 24 de agosto, para pedir pelo descanso eterno das vítimas e o consolo dos familiares. Durante essa semana, também serão coletadas doações dos fiéis para ajudar na reconstrução.

Segundo a Vatican News, a capital do Haiti, Porto Príncipe, não sofreu muitos danos pelo terremoto de 7,2 graus de intensidade na escala Richter. A região sudoeste da ilha foi a mais afetada.

Várias igrejas foram danificadas, incluindo a catedral da cidade de Jérémie, que desmoronou parcialmente com alguns fiéis no seu interior, assim como a igreja da Imaculada Conceição da Comuna Inglesa, considerada uma joia arquitetônica. Escolas e outras instituições administradas pela Igreja católica também foram seriamente danificadas.

Dois sacerdotes morreram. O cardeal Chibly Langlois ficou ferido após o colapso da sua casa em Les Cayes, mas não corre risco de vida.

Segundo os últimos números da Defesa Civil haitiana, cerca de 1,4 mil pessoas morreram e mais de 6,9 mil ficaram feridas. Mais de 37 mil casas estão destruídas.

Confira também: