A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) anunciou um pacote de ajuda emergencial no valor de 500 mil euros ao Haiti por causa do terremoto que atingiu o país no sábado, 14 de agosto. Segundo o governo haitiano, o tremor de magnitude 7,2 deixou até o momento cerca de 1,3 mil mortos e 5,7 mil feridos.

O terremoto aconteceu na manhã de sábado, a 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Príncipe. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais atingidas. Milhares de construções ficaram destruídas e estradas por onde são transportados suprimentos vitais ficaram bloqueadas. Diante dessa situação, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias.

A Fundação ACN afirmou que está em contato com a Igreja local nas dioceses mais gravemente afetadas, a fim de avaliar onde a necessidade imediata é maior. O presidente executivo da Fundação Pontifícia ACN, Thomas Heine-Geldern, contou que “o terremoto interrompeu a única via de acesso a Jérémie”, por isso a entidade tem “menos informações sobre esta parte da ilha”, embora saiba que “também foi gravemente afetada”.

Segundo Heine-Geldern as pessoas no Haiti “estão em choque total”. “Depois de todos os conflitos políticos que o país vem sofrendo desde 2019 e apenas um mês após o assassinato do presidente da República, Jovenel Moïse, no início de julho, em meio à onda de violência e sequestros que assola o país e ainda por cima das notícias que nos chegam de secas e falta de água que já colocaram a população rural em uma pobreza ainda mais profunda – além de tudo isso –, o terremoto de sábado submeteu milhares de famílias a uma situação pior do que todas as outras”, disse.

“Temos consciência do grande esforço da Igreja para oferecer sinais de esperança às pessoas em sua situação desesperadora, depois de tantos desastres naturais e em meio à violência e à extrema pobreza. Portanto, neste momento difícil, não podemos abandonar esta Igreja, que luta para apoiar o seu povo”, afirmou.

Heine-Geldern também expressou sua preocupação com “a notícia do furacão que se aproxima da costa”. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), a tempestade tropical Grace está se dirigindo para o Haiti e a previsão é de que nas próximas horas haja chuvas entre 127 e 254 mm no sul do país e na República Dominicana. O centro meteorológico afirmou que essas chuvas podem gerar inundações e deslizamentos de terra.

“Pedimos a todos que orem pelo país, orem por todos aqueles que perderam seus entes queridos, aqueles que foram feridos e aqueles que perderam tudo. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira e protetora do Haiti, traga-lhes todo o apoio e consolo”, disse o presidente executivo da ACN.

Confira também: