Dom Osório Bebber, bispo emérito de Joaçaba (SC) e religioso da Ordem dos Capuchinhos, morreu na noite de sexta-feira, 13 de agosto, em Caxias do Sul (RS). Ele estava internado no hospital Unimed e teve complicações pós-operatórias, choque cardiogênico e insuficiência cardíaca. Dom Bebber tinha 92 anos de idade, 72 de vida religiosa, 66 de padre e 41 de bispo.

A diocese de Joaçaba anunciou luto oficial em suas redes sociais. Após ser velado na igreja Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, dom Osório Bebber foi transladado para sua terra natal, Flores da Cunha (RS), onde foi sepultado no cemitério da Comunidade São Paulo.

“Nesse momento de dor olhemos para o Cristo ressuscitado razão de nossa esperança a quem dom Osório seguiu e amou durante sua vida e missão como religioso na Ordem dos Capuchinhos”, escreveu em nota de pesar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Bebber nasceu em 11 de junho de 1929, em Flores da Cunha, filho de Antônio Bebber Filho e Catharina Trentin Bebber. Recebeu o nome de batismo de Claudino Bebber. Em 1941, ingressou no seminário e recebeu o hábito capuchinho em 1948, adotando o nome religioso de frei Osório. Fez os votos religiosos em 1949 e, em 1955, foi ordenado sacerdote em sua cidade natal.

Em 17 de setembro de 1981, recebeu a ordenação episcopal e, em seguida, assumiu a diocese de Tubarão (SC). Mais tarde, tomou posse na prelazia de Coxim (MS), em 8 de março de 1992. Em 1999, assumiu a diocese de Joaçaba, da qual esteve à frente até 9 de abril de 2003, quando teve seu pedido de renúncia aceito.

Após se tornar bispo emérito de Joaçaba, dom Osório Bebber retornou para a província capuchinha e passou a residir e atuar na Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria (RS).

Confira também: