O papa Francisco, pediu orações pelos mortos e por todos os atingidos pelo terremoto que atingiu o Haiti no sábado, 14 de agosto, deixando mais de 700 mortos, no final da oração do Ângelus deste domingo, na Praça de São Pedro do Vaticano.

“Nas horas passadas, verificou-se um forte terremoto no Haiti, causando inúmeros mortos, feridos e grandes danos materiais. Gostaria de expressar minha proximidade àquelas queridas populações que foram duramente atingidas pelo terremoto. Ao elevar minhas orações ao Senhor pelas vítimas, dirijo minha palavra de encorajamento aos sobreviventes, na esperança de que a comunidade internacional demonstre um interesse comum por elas e que a solidariedade de todos possa aliviar as consequências da tragédia. Rezemos juntos a Nossa Senhora pelo Haiti”, disse o papa.

Há 11 anos, em 2010, o Haiti também sofreu outro grande terremoto, que causou 300 mil mortos e uma destruição sem precedentes da infraestrutura do país.

Segundo a agência de notícias Europa Press (EP), o epicentro do sismo foi no sul do Haiti, onde houve a maior parte das vítimas. A EP publicou dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos, que localizou o epicentro a 12 km de Saint Louis du Sud. Após o forte tremor, houve numerosas réplicas que agravaram os danos.

O terremoto representa um duro golpe para o Haiti, país que atravessa uma grave crise interna, sobretudo depois do assassinato de seu presidente, Jovenel Moïse, baleado em sua casa em Porto Príncipe no último dia 7 de julho.

Confira também: