O bispo de Les Cayes, cardeal Chibly Langlois, presidente da conferência episcopal do Haiti, ficou ferido e um padre morreu por causa do terremoto de 7,2 pontos de intensidade que atingiu o Haiti no início da manhã de sábado 14 de agosto.

Akim Kikonda, diretor dos Serviços Católicos de Socorro (CRS na sigla em inglês) no Haiti, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que o cardeal Langlois “está ferido, mas sua vida não corre perigo.” Langlois, de 62 anos, foi criado cardeal, o primeiro do Haiti, pelo papa Francisco em fevereiro de 2014.

“O CRS falou com a residência sacerdotal em Les Cayes e temos relatos de que a casa foi severamente atingida. Infelizmente fomos informados de três fatalidades, um padre e dois empregados,” disse Kikonda.

Kikonda também relatou à ACI Prensa que “todo o pessoal do CRS está bem e em segurança”. “Infelizmente a mulher de um de nossos empregados morreu e o bebê deles está gravemente ferido.”

O terremoto aconteceu às 8h30 da manhã afetando o país inteiro, mas especialmente a região de Les Cayes, no sudoeste do Haiti.

Kikonda também disse que o hospital público local não tem capacidade de lidar com o número de emergências e está mandando embora a maioria dos feridos.

“No momento estamos avaliando a extensão dos danos. Uma vez que tenhamos uma avaliação completa dos feridos, mortos e afetados, vamos proceder para fornecer os serviços de emergência, especialmente para os mais pobres e vulneráveis.”