O ator que interpreta Jesus na série de internet “The Chosen” encontrou o papa Francisco nesta quarta-feira. Foi “um sonho da infância realizado”, disse Jonathan Roumie, católico que desde 2019 interpreta o papel de Cristo na série produzida por cristãos evangélicos, à CNA, agência em inglês do Grupo ACI.

“Desde criança, sempre quis conhecer o papa e ir à Jornada Mundial da Juventude, mas nunca soube como fazê-lo. Meus pais eram imigrantes, então eles não sabiam como era isso”, disse Roumie após encontrar-se com o papa, em 11 de agosto.

O ator conversou com o papa em espanhol e pediu que rezasse por ele, que segue interpretando Jesus na série. “Seus olhos se iluminaram um pouco quando disse isso”, contou o ator.

Dallas Jenkins, o diretor de “The Chosen”, também esteve no encontro com Francisco ao final da Audiência Geral na Sala Paulo VI.

Jenkins, cristão evangélico, disse que a experiência foi “algo menos pessoal”, mas que a audiência foi realmente interessante.

“Quando o encontrei, lhe disse: 'Sou protestante, mas estou fazendo um espetáculo sobre Jesus que as pessoas de todas as religiões apreciam'”, disse Jenkins.

A resposta do papa o pegou de surpresa. Francisco “apontou para Jonathan e disse: 'Ele é o Jesus?' E eu disse, 'sim'. E me disse: 'Você é o Judas?' E eu disse: 'Não, não, não'. Ele sorriu”.

“Eu realmente adorei seu senso de humor. Então, para mim, agradeço tudo isso, mesmo sem me identificar com a formalidade”, disse Jenkins.

Durante sua visita a Roma, a equipe de “The Chosen” pôde visitar igrejas católicas históricas que guardam as relíquias dos apóstolos e outros personagens bíblicos representados no programa. Os templos conservam relíquias do pé de santa Maria Madalena, a cabeça de são João Batista e os túmulos dos apóstolos são Tiago, o menor, e são Filipe.

Roumie disse que subir a Escada Santa foi uma das “experiências espiritualmente mais fortes” que teve em Roma. Os degraus de mármore, conhecidos em Roma como a 'Scala Sancta', foram trazidos por santa Helena no século IV e acredita-se que sejam as escadas que Cristo pisou no dia de seu juízo e morte.

“Subir as escadas de joelhos... e ir à capela das relíquias foi simplesmente incrível”, disse.

Neal Harmon, CEO da Angel Studios, distribuidora da série “The Chosen”, disse que um momento destacado da visita a Roma foi o ´Scavi Tour`, um passeio pelas escavações arqueológicas debaixo da basílica de são Pedro, onde foram encontrados os ossos de são Pedro.

“Houve muita história nessa experiência”, disse Harmon.

Roumie também fez uma peregrinação adicional ao túmulo do Padre Pio, na cidade italiana de San Giovanni Rotondo, a quatro horas de carro de Roma.

Ele contou que tem uma devoção pessoal por são Pio de Pietrelcina há vários anos, que se aprofundou durante a pandemia, enquanto orava com outras pessoas em transmissões ao vivo nas redes sociais.

“No ano passado eu comecei a rezar on-line, a experimentar o terço da Divina Misericórdia no início da pandemia. Durou 40 dias e naquele momento alguém me enviou um livro de orações”, disse.

A oração “Fique comigo”, do Padre Pio, fazia parte daquele livro de orações e Roumie disse que estava tão comovido ao recitá-la em voz alta pela primeira vez em uma transmissão ao vivo, que mal podia escutá-la.

No seu papel em “The Chosen”, Roumie disse que tentou considerar “como Cristo pôde ter experimentado alegria, felicidade, tristeza, ira e solidão”.

Para ele, o desafio é: “Como eu posso experimentar os traços mais patentes do amor, da misericórdia e da compaixão de Deus? Como posso passar isso paras as pessoas na cena?”

A primeira temporada de “The Chosen” centrou-se nos encontros iniciais entre Jesus e seus primeiros discípulos, incluindo Simão Pedro, Mateus e Maria Madalena. Os episódios iniciais da segunda temporada abordam a crescente fama de Jesus e concluíram com o sermão da montanha. A equipe de produção está se preparando para uma terceira temporada de filmagem. A produção espera que a série tenha sete temporadas.

Mais em

“Houve alguns flashes da justa e santa ira de Deus, mas ainda não tive que ir a esse lugar onde estamos virando as mesas. Então eu acho que vai ser muito emocionante”, ele disse.

Roumie observou que sempre tenta ver “como Deus se encaixa na vida do personagem” que ele está interpretando, seja um viciado em heroína, como interpretou no ano passado, ou o Filho de Deus.

A série “The Chosen” está disponível gratuitamente através de um aplicativo para sistemas iOS ou Android, ou através do site VidAngel, seu distribuidor.

Através do seu aplicativo de transmissão, que oferece o programa com mais de 50 opções de idioma, a série criou uma audiência global.

“Vimos pessoas que expressaram sua gratidão na China, e que expressaram sua gratidão em todos os cantos do mundo, porque de alguma forma se encontraram com o programa”, disse Harmon.

Ele afirmou que a série “pega você de surpresa. A maioria das pessoas não a vê na primeira vez que ouvem falar dela, mas uma vez que o fazem, não podem deixar de falar dela”.

Confira também: