Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terminaram no domingo, 8 de agosto, mas deixaram a sua marca em pessoas de fé, como o padre John Paul Zeller que, inspirado pelas competições de skate, decidiu retomar o esporte depois de mais de 25 anos.

O skate foi oficialmente incluído como esporte olímpico em Tóquio e fará parte das competições dos próximos jogos em Paris, em 2024.

O padre Zeller tem 45 anos e é membro dos Franciscanos Missionários da Palavra Eterna. Em um vídeo postado no Youtube, ele compartilha que, quando era garoto, podia passar horas com o skate.

“Não sei quanto a vocês, mas nós, frades, temos assistido bastante às Olimpíadas. Uma das coisas destes jogos, que surpreendem a todos, é que o skate profissional faz parte deles pela primeira vez”, comentou o sacerdote, que tem como uma de suas tarefas a assistência espiritual dos trabalhadores da EWTN, o maior canal católico do mundo.

“Quando eu era criança, dediquei cinco anos ao skate, desde o 7º ano até quase o final do ensino médio, e passei três, quatro ou mais horas por dia com o skate”, contou.

“Sempre quis voltar ao skate e tive o sonho, tenho o sonho de voltar ao skate, embora já esteja meio velho, tenho 45 anos, e não estou em forma como quando era criança, mas não é necessário”, afirmou o sacerdote, ordenado em 22 de junho de 2013 na catedral de são Paulo, em Birmingham, no estado do Alabama, Estados Unidos.

Para voltar ao skate, o padre Zeller buscou a empresa Motherboards, que faz “skates de qualidade com gráficos católicos”, e eles enviaram-lhe o skate que agora usa.

Quando criança, “meu skate tinha caveiras, serpentes, não eram coisas boas, eram meio demoníacas. Minha mãe odiava aquilo”, conta o padre. Agora, seu skate tem um cálice, uma hóstia e uma imagem do Cordeiro de Deus, o que sem dúvida “nos lembra a Santa Eucaristia”.

Em declarações à ACI Prensa em 9 de agosto, o sacerdote explicou que, “se bem que a principal forma de evangelização dos franciscanos missionários sejam os meios de comunicação, como o rádio e a televisão, acho que coisas como o skate podem ser usadas também para ter acesso aos jovens e mostrar-lhes que o Evangelho também é vivido no esporte, no descanso e na diversão”.

“Acho que agora, que muitos de nós vimos o skate como esporte olímpico, ele terá impacto nas pessoas como despertou em mim o desejo de retomá-lo”, afirmou.

“Também acho que posso incorporá-lo na minha vida e como uma forma de chegar aos mais jovens”, concluiu.

Em seu vídeo, o padre Zeller comentou que o skate que ele tem agora pode ser também uma oportunidade para evangelizar, para contar aos jovens que a imagem do Cordeiro lembra “Jesus, o que tira os pecados do mundo”.

Confira também: