Todas as dioceses de Metro Manila, o distrito que abarca a capital das Filipinas, suspenderam as missas públicas na nova a quarentena decretada no país para evitar a transmissão da variante delta da covid-19. Comunicado do jornal da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP) diz que que decidiu-se “dispensar os católicos de suas obrigações semanais” de 31 de julho a 20 de agosto.

O jornal da CBCP informou que os bispos da arquidiocese de Manila e das dioceses de Cubao, Novaliches, Pasig, Parañaque e Kalookan, que conformam a região metropolitana, “estão incentivando os fiéis a ficar em casa”. Além disso, estabeleceram que as missas devem ser transmitidas unicamente através da internet.

Na sexta-feira, 30 de julho, o governo colocou Metro Manila sob quarentena de 6 a 20 de agosto. A medida só permite “o funcionamento de estabelecimentos e indústrias essenciais” e “o movimento está fortemente restringido e limitado à aquisição de bens e serviços básicos”.

De 30 de julho a 5 de agosto, a Metro Manila estará sob quarentena geral da comunidade, uma medida ainda mais restritiva, para deter o avanço da variante “delta” do coronavírus, altamente contagiosa. As disposições adicionais incluem a proibição de reuniões religiosas públicas.

O bispo de Cubao, dom Honest Ongtioco, incentivou a população a respeitar as medidas adotadas pelo governo das Filipinas para proteger a saúde de todos e anunciou que os templos reabrirão quando a situação for favorável.

“Continuemos apoiando as medidas preventivas que o governo está implementando para deter o aumento do vírus”, disse o prelado.

“Encorajamos os fiéis a ficarem em casa e a se manterem seguros”, disse. “Reabriremos nossas igrejas para o culto público em 21 de agosto, se as condições melhorarem”, acrescentou.

O jornal da CBCP informou que, “enquanto as missas públicas estiverem suspensas, serão permitidas missas funerárias e velórios na diocese de Parañaque, mas seguindo estritamente os protocolos de saúde”.

O bispo de Parañaque, dom Jesse Mercado, disse que as igrejas também podem permanecer abertas para a oração pessoal se forem cumpridos os padrões mínimos de cuidados sanitários, informou o CBCP.

“Continuamos buscando o céu com as nossas orações, especialmente nesta situação incerta de nossa época”, disse dom Mercado. “Que nossa observância prudente e fiel de nossos protocolos garanta a segurança de nossa família e nosso país”, concluiu.

Segundo informações do Departamento de Saúde das Filipinas, desde o início da pandemia foram registrados mais de 1,6 milhão de casos de contágio da covid-19. Mais de 28 mil pessoas já morreram por causa do vírus no país.

Até a data, foram administradas pelo menos 20,8 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Cerca de 8.4% da população já está vacinada com a segunda dose do imunizante.

Confira também: