Por causa dos incêndios e tempestades que afetam a ilha da Sardenha e o norte da Itália, o presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) fez “um apelo a todos, como pede o papa Francisco, para que cuidemos da Mãe Terra, superando a tentação do egoísmo que nos torna predadores, cultivando o respeito pelos dons da criação, adotando um novo estilo de vida e promovendo uma sociedade atenta à criação”. O arcebispo de Perugia-Città della Pieve, cardeal Gualtiero Bassetti, disse em comunicado da CEI que os bispos italianos rezam pelas vítimas.

“Em nome do episcopado italiano, expresso a minha proximidade e solidariedade com a população da Sardenha, gravemente provada pelos incêndios, que estão causando danos incalculáveis, e com a do norte da Itália, atingida pela fúria do mau tempo”, disse o cardeal Bassetti. “Asseguro-lhes minhas orações e as de toda a Igreja na Itália, unindo-nos aos que perderam seus lares e seu trabalho”.

Na nota da CEI, dom Bassetti diz que, na Sardenha, “mais de 20 mil hectares de florestas e terrenos agrícolas foram queimados, com numerosas casas e empresas”. Segundo o cardeal, “além da devastação ambiental, há também milhares de deslocados e um massacre de animais, que são a fonte de sustento e um recurso fundamental para a economia de toda a região. A diocese de Alghero-Bosa foi muito afetada, assim como algumas zonas das regiões de Oristanese, Ogliastra e Sassarese”.

Ele também lamentou pelas “fortes tempestades eléctricas e o granizo que provocaram inundações e danos no norte do país, especialmente na região de Como”.

No comunicado da CEI, o cardeal Bassetti expressou sua gratidão “a todas as pessoas -a polícia, a defesa civil e os voluntários- que estão trabalhando para limpar as zonas atingidas e levar alívio e solidariedade eficaz”.

Confira também: