O sacerdote jesuíta Marko Ivan Rupnik é o autor da imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias que acontecerá em Roma entre os dias 22 e 26 de junho do próximo ano. A imagem foi divulgada neste 28 de julho pelo dicastério para os Leigos, Família e a Vida da Santa Sé. A obra intitula-se: “É grande este mistério” e, segundo o dicastério, será um “instrumento pastoral de preparação e caminho das famílias para o Encontro Mundial de 2022”.

Nascido na Eslovênia, padre Rupnik é teólogo, artista e atual diretor do Centro Aletti em Roma, que faz trabalhos de arte sacra para igrejas em todo o mundo. Rupnik ficou conhecido por ser autor dos mosaicos da capela Redemptoris Mater, no Vaticano, onde o papa são João Paulo II celebrava sua missa diária matinal.

O dicastério diz que a pintura de Rupnik escolhida para o encontro das famílias simboliza “o episódio das bodas em Caná da Galileia”, em que Jesus transforma água em vinho. Segundo o próprio padre Rupnik: “À esquerda figuram os esposos, cobertos por um véu. O servo que verte o vinho tem o rosto com os traços de São Paulo, segundo a antiga iconografia cristã. É ele que afasta com a mão o véu e, referindo-se ao matrimônio, exclama: ‘É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja.’ (Ef 5, 32)”. Paulo está no quadro pelo que escreveu em suas cartas sobre o casamento. Ele não está na narrativa das bodas de Caná que aparece nos Evangelhos. “A imagem revela assim o amor sacramental entre o homem e a mulher como reflexo do amor e da unidade indissolúvel entre Cristo e a Igreja: Jesus derrama o Seu sangue por ela”.

“No casamento cristão, com efeito, o amor dos esposos transforma-se, porque se torna participação do amor de Cristo pela Igreja. Nesse sentido, o casamento tem uma dimensão eclesial e é inseparável da Igreja”, conclui Rupnik.

A imagem é o terceiro símbolo do evento do papa Francisco com as famílias a ser publicado, após a divulgação da oração e do logotipo em abril deste ano e servirá “como instrumento pastoral de preparação e caminho das famílias para o Encontro Mundial de 2022”.

Confira também: