O arcebispo de Washington, cardeal Wilton Gregory, retirou a permissão para uma missa pontifical no rito anterior ao Concílio Vaticano II que seria celebrada na basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, na capital americana, no dia 14 de agosto, vigília da da Assunção de Nossa Senhora, disse o Instituto Paulus, de promoção da liturgia tradicional, que organizava o evento.

"O Cardeal Wilton Gregory retirou a permissão que havia dado ao Arcebispo Thomas Gullickson para celebrar uma Missa Solene Pontifícia em 14 de agosto", declarou Donna Bethell, porta-voz do Instituto Paulus à CNA, agência em inglês do grupo ACI na terça-feira, 27 de julho. O cardeal Gregory "citou a Traditionis custodes como razão da suspensão, sem maiores especificidades", disse Bethel. Traditionis custodes é o motu proprio com o qual o papa Francisco restringiu a celebração da missa tradicional.

Procurada, a arquidiocese de Washington não respondeu à CNA. A missa seria transmitida ao vivo pela rede de TV EWTN, também parte do grupo a que pertence a ACI.

Em uma carta aos sacerdotes de 16 de julho, o Cardeal Gregory disse que "refletiria em oração" sobre a carta do Papa "nas próximas semanas", a fim de "assegurar que compreendamos plenamente as intenções do Santo Padre e consideremos cuidadosamente como elas são realizadas na Arquidiocese de Washington".

"Nesse ínterim, concedo a faculdade àqueles que celebram a Missa usando os livros litúrgicos emitidos antes de 1970 de continuar a fazê-lo neste fim de semana e nos próximos dias, até que mais orientações sejam dadas", declarou.

O mais recente motu proprio do papa Francisco diz que se os grupos quiserem se reunir para celebrar a missa tradicional latina em uma diocese, o bispo deve determinar se eles acreditam na validade da reforma litúrgica do Vaticano II e em seus ensinamentos. Além disso, ele deve "designar um ou mais locais" onde os participantes da missa em latim possam se reunir, porém, não devem criar "paróquias pessoais" para estes grupos.

Embora a basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição fique no território da arquidiocese de Washington, ela não é uma igreja diocesana. Gregory, por ser arcebispo da capital, é presidente do conselho de administração do santuário.

Confira também: