A diocese de Santa Clara, em Cuba, publicou uma nota de esclarecimento sobre as bandeiras penduradas na torre de uma igreja no povoado de Corralillo, em Villa Clara, no contexto da comemoração do dia 26 de julho. Além da bandeira de Cuba, também foi pendurada a bandeira do Movimiento 26 de julio (M-26-7), grupo guerrilheiro liderado pelo falecido ditador Fidel Castro na década de 50.

A diocese esclareceu que “é um princípio da Igreja que nossos templos não sejam envolvidos, sob nenhuma circunstância, em atos políticos”. “Neste caso concreto e diante da preocupação de muitos por este inusitado fato, informamos que a congregação religiosa encarregada deste templo, está conformada por consagradas estrangeiras, recentemente instaladas no lugar”, prossegue o texto publicado na página do Facebook da diocese.

Na nota, a diocese afirmou que, ao entrar “em comunicação com a madre superiora, nos faz saber que lhe foi solicitada autorização para colocar a bandeira cubana, sem que tenham mencionado nenhum outro símbolo”.

“Recordamos que na diocese, a autoridade competente para autorizar um assunto dessa natureza é somente o bispo diocesano, que não tinha conhecimento do assunto”, diz a nota.

“Lamentamos o ocorrido e esperamos que fatos como esse não se repitam”, concluiu o texto assinado por dom Arnaldo Fernández Berroa, vigário geral da diocese de Santa Clara.

O M-26-7 foi criado em 1953 como uma organização política e militar, liderada por Fidel Castro. O grupo atacou quartéis do exército em Santiago de Cuba iniciando a luta armada contra a ditadura de Fulgencio Batista. Sua bandeira é vermelha e preta e seu nome lembra a data do assalto ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, ocorrido em 26 de julho de 1953. Foi a organização mais importante entre as que participaram da Revolução Cubana.

Ao final de 1956, o M-26-7 estabeleceu uma base guerrilheira em Sierra Maestra, conseguindo a vitória sobre as tropas de Batista no dia 31 de dezembro de 1958.

Em julho de 1961, o M-26-7 foi um dos grupos que conformou as Organizações Revolucionárias Integradas (ORI), unindo-se ao Partido Socialista Popular e ao Diretorio Revolucionario 13 de Marzo. Em 26 de março de 1962, os diferentes grupos se fundiram para formar o Partido Unido de la Revolución Socialista de Cuba (PURSC), de ideologia comunista.

Confira também: