O ex-padre chileno Fernando Karadima Fariña, expulso do sacerdócio pela Santa Sé por abuso sexual, morreu hoje aos 90 anos. Karadima morreu nas primeiras horas desta segunda-feira, 26 de julho, no Lar San Juan de Dios, no Chile, onde vivia desde sua expulsão do sacerdócio em 2018.

Em 16 de janeiro de 2011, Karadima foi considerado culpado de abuso sexual por abusar de rapazes menores de idade. A Santa Sé o proibiu do exercício público de qualquer ato de ministério sacerdotal. Em 28 de setembro de 2018, a Santa Sé anunciou que Karadima havia sido demitido o estado clerical.

Karadima nunca foi condenado pela justiça chilena, porém, em 27 de março de 2019 o Tribunal de Apelações de Santiago do Chile ordenou à Arquidiocese de Santiago, à qual pertenceu Karadima, que pagasse 300 milhões de pesos (cerca de US$ 439 mil dólares na época) a três vítimas do ex-sacerdote.

Uma das vítimas de Karadima, o militante homossexual Juan Carlos Cruz, foi nomeado pelo papa Francisco como membro da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores no dia 24 de março deste ano.

Confira também: