Dom Mario E. Dorsonville, bispo auxiliar de Washingotn D.C. e presidente do Comitê de Migração da conferência episcopal americana, pediu que o Congresso legisle em favor daqueles que serão afetados pela recente sentença judicial que declarou ilegal o Programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância (DACA).

DACA é um programa criado pelo governo do ex-presidente Barack Obama em 2012 que permite a imigrantes ilegais que chegaram aos EUA ainda crianças adiem sua deportação e tenham autorização de trabalho. Os que usam o programa, conhecidos como dreamers (sonhadores), precisam renovar sua condição de dois em dois anos. São hoje cerca de 3,6 milhões de dreamers.

Em decisão do dia 16 de julho, o juiz federal no Texas, Andrew Hanen, proibiu igualmente a concessão de novas licenças.

Dom Dorsonville afirmou, em comunicado no dia 19 de julho, que junto a seus “irmãos bispos”, “solicitamos ao Senado a que se una à Câmara de Representantes para aprovar uma legislação que proporcione status legal e um caminho para a cidadania para todos os dreamers”.

“Ao fazê-lo, recordamos as palavras do papa Francisco: ´Os imigrantes, se forem ajudados a integrar-se, são uma bênção, uma fonte de enriquecimento e um novo dom que anima uma sociedade a crescer'”, acrescentou.

O bispo comentou que “embora estejamos decepcionados com esta decisão, sabemos que o DACA nunca teve a intenção de ser uma solução permanente para os dreamers”.

“Esta decisão é simplesmente o desenvolvimento mais recente de uma longa lista de eventos que explicam a ação do Congresso. Atualmente, o Senado tem diante de si vários projetos de lei que concederiam um alívio permanente aos dreamers, incluindo a Lei de Promessa e Sonho Americano aprovada pela Câmara de Representantes em março”, acrescentou.

Dom Dorsonville enfatizou que “os dreamers contribuem para nossa economia, servem em nossas forças armadas e criam famílias americanas, mas são impedidos de se tornarem membros de pleno direito da nossa sociedade”.

“Todos os dreamers, não só os que recebem o DACA, merecem a oportunidade de alcançar seu potencial dado por Deus no único país que a maioria deles conheceu. Isto não é apenas uma questão de dignidade humana, mas também de unidade familiar, considerando as 250 mil crianças como cidadãos americanos com dreamers como pais”, acrescentou.

Finalmente, lançou a pergunta: “Os beneficiários atuais do DACA continuam recebendo proteção, mas por quanto tempo?”.

Confira também: