A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) promove no dia 6 de agosto a 7ª edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos. Segundo a entidade, 67% da população mundial vive em países com graves violações da liberdade religiosa e os cristãos são os que mais sofrem perseguição. Por isso, frei Rogério Lima, assistente eclesiástico da ACN Brasil, disse que “rezar é dizer que nos importamos e que estamos ao lado dos irmãos que pagam um alto preço por acreditarem em Jesus”.

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos conta com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e convida todas as paróquias e fiéis a participar. Haverá a celebração da missa, às 15h, e a oração de terço, às 18h, com transmissão pelo canal de Youtube e pelo Facebook da ACN.

“Será realmente muito bom rezarmos pelos cristãos perseguidos; quem sabe a oração do terço ou até mesmo pedir que cada um de nossos familiares e amigos se lembrem em suas orações desses nossos irmãos que são perseguidos por serem cristãos”, disse frei Rogério Lima.

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos teve início em 2015 e ocorre anualmente em agosto. A data faz referência à noite de 6 de agosto de 2014, quando cerca de 100 mil cristãos tiveram que abandonar suas casas na Planície de Nínive, no Iraque, expulsos pelos extremistas do Estado Islâmico.

A fuga ocorreu à noite e milhares de pessoas caminharam pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, disse na ocasião o patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

Confira também: