Missionários salesianos em Ogun, na Nigéria, terminaram a reforma de uma capela que oferece consolo, esperança e promove a vida espiritual de 1,5 mil pessoas, informou o jornal das Missões Salesianas, o Mission Newswire.

O jornal das Missões Salesianas, braço social dos Salesianos de Dom Bosco nos Estados Unidos, afirmou a capela da Igreja de Corpus Christi, em Ikoto, Ijebu Ode, no estado de Ogun atende “500 crianças, 400 jovens e 600 adultos”. A reforma foi feita graças aos doadores das missões salesianas nos EUA. O padre Gus Baek, diretor das Missões Salesianas, agradeceu aos “doadores que ajudaram a melhorar esta capela para que as pessoas tenham um lugar para rezar e reunir-se”.

Segundo Baek, estão sendo criadas políticas para ajudar a melhorar as capacidades de gestão dos responsáveis da capela e garantir, assim, sua manutenção. O sacerdote frisou o impacto positivo que os missionários salesianos têm sobre os jovens da Nigéria, não apenas cobrindo suas necessidades básicas materiais, mas através da educação e capacitação técnica.

Segundo Salesian Missions, os salesianos trabalham na Nigéria desde 1982. “Hoje, operam um centro de saúde, centros de formação técnica e profissional, escolas de ensino médio, uma fazenda de trabalho, centros de proteção infantil, postos de trabalho, um escritório de migrações e uma escola de filosofia”, disse o jornal. Além disso, realizaram projetos para dar acesso a água potável nos centros salesianos e nas comunidades circunvizinhas.

A Nigéria é o país mais populoso de África, o nono mais populoso do mundo e um dos países que será responsável pela maior parte do aumento da população mundial até 2050. Embora a nação seja a segunda economia mais forte do continente, cerca de 64% dos lares são pobres e 32% deles se empobreceram ainda mais no último ano com as medidas de prevenção à covid-19.  A Nigéria “tem índices extremos de pobreza, com 100 milhões de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia”, disse o jornal salesiano.

Confira também: