O Papa Francisco voltou ao Vaticano hoje, 14 de julho, depois de onze dias internado no policlínico Gemelli recuperando-se de uma cirurgia no cólon. A Sala de Imprensa da Santa Sé disse em comunicado hoje, 14, que “o Papa Francisco teve alta do Hospital Gemelli pouco depois das 10h30, horário de Roma, e deixou o hospital para retornar à sua residência no Vaticano de carro”. “No caminho para casa, o Papa parou para rezar na Basílica de Santa Maria Maior.”

Segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, o papa visitou o ícone mariano Salus Populi Romani, diante do qual "expressou sua gratidão pelo sucesso da sua cirurgia e ofereceu uma oração por todos os doentes, especialmente aqueles que ele tinha encontrado durante sua estadia no hospital".

O papa chegou à casa Santa Marta, onde mora, pouco antes do meio-dia, horário de Roma.

O papa Francisco foi hospitalizado no dia 4 de julho para realizar uma operação programada para aliviar uma severa restrição do cólon causada pela diverticulite. A cirurgia de três horas incluiu uma a remoção de um dos lados do cólon.

Durante o mês de julho o papa não tem compromissos públicos em sua agenda. Ao contrário de São João Paulo II e Bento XVI, Francisco não passa o verão na residência dos papas em Castel Gandolfo, na região das montanhas perto de Roma, mas na própria Casa Santa Marta onde vive.

O único compromisso público do papa durante o mês de julho é oração do Ângelus aos domingos ao meio-dia, que o pontífice dirige do seu estúdio no Palácio Apostólico.

Confira também: