O Vigário Apostólico de Méndez, Equador, Dom Pietro Gabrielli, afirmou que durante os últimos anos mais de 500 mil pessoas deixaram o país, uma nação de 13 milhões de habitantes.

Segundo o Bispo, a instabilidade política e a difícil situação econômica, "fez com que a busca de uma vida melhor, especialmente nos Estados Unidos e em países europeus –sobretudo na Espanha– não se detenha. Este também é um problema em meu Vicariato ".

De visita na sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre, Dom. Gabrielli explicou que seu Vicariato "depende quase totalmente da ajuda do estrangeiro" e pediu que se mantenha o apoio que recebe.

O Vicariato Apostólico do Méndez tem 150 mil habitantes, 35 sacerdotes e 16 diáconos permanentes. Além disso há 31 jovens, 9 dos quais são indígenas, que se preparam para o sacerdócio.

Deportados da Itália e Espanha

Dos 500 mil equatorianos que procuraram novas oportunidades em países europeus como a Espanha e Itália, nem todos se encontram em situação regular. O Ministério do Exterior espanhol informou que 82 pessoas foram deportadas de ambos os países recentemente.

"A Espanha organiza no marco do G5 (Espanha, Itália, Alemanha, França e Grã-Bretanha) um vôo conjunto de repatriação à Colômbia e Equador", assinalou um comunicado oficial que também precisa que "a Itália participa do vôo que permitiu repatriar a Quito e Bogotá 109 imigrantes irregulares", dos quais 27 são colombianos.