O padre Delson Zacarias dos Santos foi afastado de suas funções pelo arcebispo de Brasília (DF), dom Paulo Cezar Costa, por ter sido acusado de cometer abusos sexuais contra um adolescente. A arquidiocese disse que iniciou uma “investigação prévia” do caso.

Segundo o site Metrópoles, o padre Delson Zacarias é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ele é acusado de estupro de vulnerável. Os abusos teriam ocorrido entre 2014 e 2021 e começado quando a suposta vítima tinha 13 anos. Por envolver um menor de idade, as informações da investigação são sigilosas.

Em nota, a arquidiocese de Brasília informou que, “ao tomar conhecimento da acusação de abuso sexual contra menor”, dom Paulo Cezar “providenciou prontamente” o “afastamento cautelar” de padre Delson Zacarias da “função paroquial, determinando o afastamento preventivo do seu ofício sacerdotal até o efetivo esclarecimento dos fatos impróprios apontados, e deu início à chamada ‘investigação prévia’, atualmente em curso”.

Além disso, o arcebispo “recebeu a suposta vítima e seus familiares em audiência, acolhendo e manifestando sua proximidade de pastor, prestando assistência protetiva e psicológica aos envolvidos, zelando e expressando o compromisso da Igreja com a proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis”.

“Nosso compromisso é cuidar que os ambientes de nossas comunidades sejam seguros e confiáveis para as crianças e adolescentes, acolher as vítimas e as testemunhas de eventuais abusos com todo respeito e cuidado”, disse a nota da arquidiocese, ao lembrar a atuação da Comissão Arquidiocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis.

O advogado de padre Delson, Everton Nobre, disse ao Metrópoles que o sacerdote “não foi comunicado formalmente” sobre o afastamento, “apenas por telefone”. Afirmou também que “não teve acesso a nenhum boletim de ocorrência registrado” e, por isso, não tem “conhecimento formal dos fatos que pesam sobre ele”.

Nobre disse ainda que não conversou com o padre para saber se ele nega ou admite as acusações de abusos. “Eu só posso conversar com ele com relação a isso quando eu tiver acesso a quem é esse menor, quando que aconteceu, como aconteceu, quem seria, qual a localidade”, disse.

Confira também: