A foto de um pôr-do-sol em Yaxcabá, no México, que mostra entre as nuvens uma silhueta que muitos afirmam ser a imagem do Cristo Redentor viralizou nos últimos dias. Em 6 de julho, Erick Pech postou a foto no seu perfil do Facebook explicando que ela foi tirada às 19:58.

“Sou fã dos entardeceres e cada vez que vejo a possibilidade de tirar uma boa foto, faço todo o possível para isso. Então eu compartilho essa beleza, não sei se é um sinal, mas a imagem fala por si mesma”, acrescentou.

A fotografia viralizou com rapidez e muitos usuários disseram que se tratava da presença de Cristo, como Antonia Del Carmen Chan Mata, que escreveu: “Deus está se aproximando de nós para demonstrar o amor que nos tem, confiemos nele”.

“Tem a silhueta do nosso Deus e é linda, seja fotomontagem ou não, isso é a única coisa que conta. Amén, meu Pai”, escreveu Andrea Ek.

Fernanda Moreno também opinou que, “independente das pessoas que creem ou que, pelo contrário, sejam ateias (com todo respeito), Ele prometeu estar conosco em todos os momentos, até o fim”.

A agência El Sureste Noticias também compartilhou uma foto similar tirada por um dos seus seguidores em Temozón, a quase 100 km de distância de Yaxcabá, onde “a imagem de Cristo marcou presença”.

Em outra publicação, Pech agradeceu a resposta de Jorge Moreno, um “especialista nesses temas, que estuda cada imagem antes de compartilhar” e que comprovou que “não se trata de um ´Photoshop´ como muitos mencionam”.

“Trata-se de uma pareidolia”, disse ele, explicando que “a pareidolia (derivada etimologicamente do grego, ´figura ou imagem´) é um fenômeno onde um estímulo vago e aleatório (habitualmente uma imagem) é percebido erroneamente como uma forma reconhecível”.

Confira também: