O papa Francisco nomeou o cardeal Jean Claude Hollerich relator geral da XVI Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que se realizará no Vaticano em outubro de 2023 com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Hollerich é arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE).

A próxima assembleia sinodal será preparada em diferentes fases durante dois anos. Conforme descreve o artigo 13 da Instrução sobre a celebração de assembleias sinodais e a atividade da secretaria geral, o relator geral pronuncia o primeiro discurso da assembleia sinodal para expor o tema a ser abordado, ilustrar o documento de trabalho e apresentar os pontos da discussão. Durante os trabalhos da assembleia, o relator geral preside a preparação do documento final, que deve ser aprovado pelos padres sinodais, e o apresenta à congregação geral.

O cardeal Jean Claude Hollerich nasceu em 9 de agosto de 1958, na cidade de Differdange, em Luxemburgo. Passou a infância com sua família em Vianden. Estudou nas escolas de Clairefontaine e Diekirch até 1978, quando se mudou para o seminário em Roma. Morou no Pontifício Colégio Germânico-húngaro enquanto estudava filosofia e teologia na Universidade Gregoriana.

Em 1981, entrou para a Companhia de Jesus e fez seu noviciado em Namur, na Bélgica. Depois de dois anos de trabalho pastoral em Luxemburgo, viajou ao Japão em 1985, onde aprendeu a língua e a cultura local e estudou teologia na Universidade Sophia, em Tóquio.

Depois de estudar em Frankfurt, foi ordenado sacerdote em Bruxelas em 21 de abril de 1990. Defendeu sua tese em 1994, quando estudava em Munique, na Alemanha.

Em sua atuação pastoral, acompanhou a juventude de estudantes cristãos do Luxemburgo, grupos das Comunidades de Vida Cristã, foi acompanhante espiritual de seminaristas e responsável pela pastoral vocacional.

Em 1994, voltou ao Japão para ensinar alemão e francês, permanecendo lá até 2011.

Em 2005, foi delegado da Conferência Episcopal do Japão para a preparação e participação na JMJ de Colônia, na Alemanha, com Bento XVI.

Em 2011, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Luxemburgo. Em 16 de outubro daquele ano, recebeu a ordenação episcopal.

Foi criado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 5 de outubro de 2019 e recebeu o título de São João Crisóstomo no Monte Sacro Alto de Roma.

Confira também: