O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Gualtiero Bassetti, mandou mensagem em nome da Igreja Católica na Itália ao papa Francisco durante sua hospitalização após a cirurgia pela qual passou no domingo 4 de julho.

“Expresso a proximidade de nossas Igrejas, de nossas comunidades, de nossos fiéis, com os votos de uma boa convalescença e uma pronta recuperação”, escreveu Bassetti em uma carta publicada em 5 de julho.

Na carta, o bispo italiano afirmou que as orações começaram logo após saber da notícia da internação do papa no hospital Policlínico A. Gemelli. “Rezamos por você, confiando sua saúde ao Pai”. “Confiamos ao Senhor os médicos e todo o pessoal de saúde que, com paixão e amor, estão cuidando de você e de todos os pacientes e doentes”, acrescentou.

O cardeal afirmou que o papa “também nesta ocasião nos ensinou como enfrentar o sofrimento” porque dirigiu “seu olhar para os compromissos dos próximos meses (a viagem à Hungria e à Eslováquia em setembro)” e para o “seu habitual sorriso desde a janela do palácio apostólico, de onde nos encontra cada domingo, são um grande testemunho”.

“Nunca devemos ceder ao desânimo nem sequer nas horas de maior esforço. Obrigado, Santo Padre!”, acrescentou o purpurado. Ele concluiu dizendo que espera voltar a ver o papa na janela do palácio apostólico para rezar juntos e escutar sua palavra.

Hospitalização durante 7 dias

O papa Francisco, de 84 anos, foi submetido a uma cirurgia no domingo, 4 de julho, por uma “estenose diverticular do cólon” no Hospital Policlínico A. Gemelli, em Roma.

A cirurgia “envolveu uma hemicolectomia esquerda e durou cerca de 3 horas”, descreveu o diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em 5 de julho. Segundo ele, os médicos preveem que o papa permanecerá internado por aproximadamente “sete dias, salvo complicações”.

“Sua Santidade o papa Francisco está em boas condições gerais, atento e respirando espontaneamente”, afirmou Bruni.

Confira também: