Em 1º de julho de 1745 foi publicado o livro “Visitas ao Santíssimo e Nossa Senhora”, de Santo Afonso Maria de Ligório. Passados 276 anos, a obra, uma das mais conhecidas do santo, inspira momentos devocionais e de celebração no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

“Este livro apresenta a identidade devocional de Afonso, pois em suas linhas se encontram o amor e a devoção que o santo tinha para com Jesus Eucarístico e a sua mãe, a Virgem Maria”, afirmou Irmã Maria Rita da Silva, do Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP).

Desde 1º de julho de 2019, o livro inspira a Visita ao Santíssimo Sacramento e Consagração, que é rezada tradicionalmente na Basílica Velha de Aparecida, às 15. “Inspirados por Santo Afonso, unimos a Visita ao Santíssimo Sacramento e a Visita à Nossa Senhora. Assim, inserimos também a Consagração, que já é muito conhecida em todo o Brasil desde os tempos do padre Vitor Coelho de Almeida”, disse o missionário redentorista, frater Iorlando Rodrigues.

Segundo o religioso, o nome “visitas” foi adotado pelo santo porque, “quando gostamos de alguém, nós sempre queremos visitar essa pessoa. Então, da mesma forma que acontecem essas visitas na relação humana, Santo Afonso queria que visitássemos sempre a Jesus no Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora”.

Ao escrever este manual, Santo Afonso imaginou inicialmente em um roteiro de preces para serem utilizadas internamente pelos noviços da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por ele em 1732. Mas, contou irmã Maria Rita, “a pedido de um benfeitor da Congregação, o livro foi publicado e obteve uma bela aceitação por parte dos fiéis da época”.

A obra contém orações feitas em formato de diálogo diário durante um mês. Segundo Irmã Maria Rita, a linguagem popular encantou até mesmo o papa São João XXIII, que ao se referir à obra, afirmou: “Como faz bem ao espírito refugiar-se nas fervorosas invocações escritas por Santo Afonso Maria de Ligório nas Visitas ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria”.

Confira também: