A Santa Sé difundiu nesta quarta-feira, 30 de junho, o vídeo com a intenção de oração do papa Francisco para o mês de julho: rezar pela amizade social.

“A Bíblia diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro”. Assim começa o vídeo, com as palavras do pontífice. “Gostaria de propor a todos ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social tão necessária para a boa convivência”.

O papa pede um reencontro especial “com os mais pobres e vulneráveis, que estão nas periferias” e um afastamento “dos populismos, que exploram a angústia do povo sem dar soluções propondo uma mística que não resolve nada”.

Também falou sobre a necessidade de “fugir da inimizade social, que só destrói, e sair da ´polarização´”, reconhecendo que isso “nem sempre é fácil, especialmente hoje, quando uma parte da política, a sociedade e a mídia se empenham em criar inimigos para derrotá-los em um jogo de poder”.

“O diálogo é o caminho para ver a realidade de uma maneira nova, para viver com paixão os desafios da construção do bem comum. Rezemos para que, em situações sociais, econômicas e políticas conflitantes sejamos arquitetos de diálogo, arquitetos de amizade, valentes e apaixonados, homens e mulheres que sempre estendem a mão e que não haja espaços de inimizade e de guerra”, concluiu o papa Francisco.

Os vídeos difundidos com as intenções de oração do Santo Padre para cada mês são uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa, uma obra pontifícia que tem a missão de mobilizar os cristãos através da oração e da ação para enfrentar os desafios da humanidade e da missão da Igreja.

Confira também: