O arcebispo de Nova York, cardeal Timothy Dolan, recomendou fazer pequenas orações ao ver ou ouvir passar uma ambulância, um caminhão de bombeiros, uma patrulha policial ou um cortejo fúnebre.

Em um breve vídeo publicado em sua conta no Twitter em 28 de junho, o cardeal Dolan afirmou que, em muitos casos, esses atos de piedade são aprendidos na infância, “com seus pais e avós”, ou outros familiares.

“Se você escuta uma sirene, seja a de um caminhão dos bombeiros, uma ambulância, uma patrulha policial, faça uma pequena oração. Porque imagina que alguém, em algum lugar, está com problemas”, disse o cardeal.

“Se você ouve uma ambulância, você reza pelos doentes. Se você ouve uma patrulha da polícia, você reza porque pode haver violência. Quando você ouve um caminhão dos bombeiros”, continuou o arcebispo, “você faz uma oração porque a casa de alguém está se incendiando”.

“Essas coisas motivam uma oração de amor e caridade por outras pessoas”, afirmou.

O arcebispo de Nova York também lembrou o costume de elevar uma oração quando ouvimos soar os sinos de uma igreja durante um funeral. Ele lembrou que, quando estava na escola, “não sabíamos quem era o paroquiano que estavam enterrando, mas quando ouvíamos esses sinos, os professores diziam: ´Crianças, vamos ficar de pé e dizer juntos: Concedei-lhe, ó Senhor, o descanso eterno´”.

Essa mesma oração, disse o cardeal Dolan, pode ser elevada quando vemos passar “um cortejo fúnebre que se dirige a um cemitério” ou “inclusive quando passamos por um cemitério”.

O arcebispo americano afirmou que “precisamos de toda a ajuda possível em nossa vida espiritual”. “São Paulo diz que o homem justo ora sete vezes por dia” e essas pequenas práticas “nos ajudam a fazer isso” porque “nos fazem lembram de rezar”, concluiu.

Confira também: