Fotos de homens de uniforme laranja rezando juntos, ajoelhados ou abraçados, ao lado dos socorristas que trabalham na busca de sobreviventes no edifício que desabou na Flórida, nos Estados Unidos, viralizaram no último fim de semana.

O edifício de 12 andares Champlain Towers South, na praia de Surfside, Miami, desabou parcialmente na madrugada, de quinta-feira, 24 de junho. O edifício inaugurado em 1981 tinha mais de 130 apartamentos.

No domingo, a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, anunciou que o número de mortos aumentou para 9. Ainda há 150 pessoas desaparecidas, e apesar dos esforços feitos na busca e resgate de sobreviventes, ninguém foi encontrado com vida nos escolmbros desde a quinta-feira.

As fotografias que viralizaram são do grupo cristão conhecido como “Lendários”, com sede em Miami, que foram ao local do desastre para levar fé e esperança ao pessoal do resgate.

Em comunicado publicado em sua conta no Facebook, o grupo esclareceu que “não são socorristas”, mas sabem “que estes homens e mulheres que realizam trabalhos de resgate são humanos e que o desgaste emocional e físico deles é grande nessas situações”.

“Por isso, nos aproximamos deles para orar e dar-lhes palavras de encorajamento e pedir a Deus que lhes dê a força para fazer seu trabalho da melhor maneira. Também hoje pedimos a todos os lendários que nos unamos para orar por todas as famílias dos desaparecidos. Que Deus lhes dê a fortaleza neste momento tão difícil”, afirmaram.

“Há momentos tão duros que, às vezes, o que nos resta é chorar com os que choram. Embora queiramos consolar, dar palavras de ânimo, há momentos nos quais o único que podemos compartilhar são os nossos abraços, escutá-los e estar ali presentes”.

No sábado, 26 de junho, o papa Francisco também ofereceu orações e condolências a todos os atingidos pelo desabamento. Sua mensagem foi entregue ao arcebispo de Miami, dom Thomas Wenski, através do núncio apostólico nos Estados Unidos, dom Christophe Pierre.

Na carta, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse que o papa desejava “expressar sua profunda tristeza pela grave perda das vidas”. O papa Francisco “oferece uma oração sincera para que Deus Todo-Poderoso conceda paz eterna aos que morreram, consolo aos que choram a sua perda e fortaleza a todos os atingidos por esta imensa tragédia”, declarou o Vaticano.

“Com gratidão pelos incansáveis esforços dos socorristas e todas as pessoas comprometidas com a atenção dos feridos, das famílias em luto e dos que ficaram sem lar, o papa Francisco invoca para toda a comunidade os dons espirituais do consolo, da fortaleza e da perseverança em todo o bem”, afirma a mensagem.

Confira também: