“Imitemos o humilde testemunho de quem mostrou o Cordeiro de Deus”, disse o papa Francisco referindo-se a São João Batista durante a audiência geral da quarta-feira, 23 de junho, véspera do dia da Natividade de São João Batista.

O papa Francisco falou sobre o exemplo de humildade de São João Batista, “enviado por Deus para dar testemunho da luz”. Segundo o papa, o santo “precursor de Jesus Cristo” deve ser “estímulo para nossa vida, para que busquemos a amizade com Deus através da oração, e que o nosso exemplo possa ajudar a levar Deus aos homens e os homens a Deus”.

Ao saudar os fiéis de língua italiana, o papa disse que São João Batista foi “enviado por Deus para dar testemunho da luz e preparar um povo bem disposto para o Senhor”. “Por sua intercessão, espero abundantes graças para cada um de vós, para que se fortaleçam seus generosos propósitos de fidelidade à chamada do Senhor”, acrescentou.

O papa falou de São João Batista como o “profeta precursor do Messias”. Ao compará-lo com rei David, afirmou que foram “dois homens totalmente diferentes, que viveram a profecia e que souberam mostrar onde estava o verdadeiro Deus”.

Para o papa, a festa do nascimento de São João Batista nos ajuda a aprender “do precursor de Jesus a capacidade de testemunhar o Evangelho com coragem, para além das diferenças, conservando a concórdia e a amizade que fundamentam a credibilidade de qualquer anúncio de fé”.

Confira também: