O papa Francisco abençoará os pálios dos novos arcebispos metropolitanos no próximo dia 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo, padroeiros de Roma.

O escritório das cerimônias litúrgicas informou que o Santo Padre presidirá a tradicional missa às 9h30 (14h30 horário de Brasília) “com uma afluência limitada de fiéis”, devido às medidas sanitárias vigentes para evitar contágios da covid-19.

Tradicionalmente, no dia 29 de junho, o papa impunha também os pálios abençoados aos novos arcebispos metropolitanos nomeados durante o ano anterior. No entanto, Francisco mudou o rito e o pálio já não é imposto pelo pontífice, mas em cada país os arcebispos recebem posteriormente o pálio com uma imposição solene em sua Igreja local.

O pálio do arcebispo é a insígnia exclusiva dos arcebispos residenciais ou metropolitanos e recorda a unidade com o sucessor de Pedro. É uma fita de lã branca em forma de colarinho, adornada com cruzes de seda preta. É semelhante a uma estola e é utilizado como escapulário. O papa entrega o pálio como distintivo de especial dignidade do arcebispo.

A lã significa a aspereza da repreensão aos rebeldes; a cor branca representa a benevolência para com os humildes e penitentes. As quatro cruzes, situadas na parte da frente, atrás, à direita e à esquerda, simbolizam a vida, a ciência, a doutrina e o poder que o bispo deve ter. Relacionam-se também com as quatro virtudes cardeais e são tingidas de púrpura, simbolizando a fé na paixão de Cristo.

Em 2020, o papa abençoou os pálios ao começo de uma solene celebração eucarística na basílica de São Pedro, que contou com uma assistência muito limitada de fiéis devido à emergência sanitária. Ele entregou apenas um pálio, em representação aos 54 novos arcebispos metropolitanos que não estavam presentes na basílica de São Pedro.

Essa missa do papa foi a primeira concelebração eucarística na qual participaram também alguns cardeais residentes em Roma.

Tradicionalmente, no início da Eucaristia do dia 29 de junho, o Santo Padre se detém em silêncio orante diante da estátua de São Pedro e reza diante do túmulo do apóstolo Pedro que se encontra embaixo do altar da Cátedra.

Confira também: