O vigário do papa para a diocese de Roma, cardeal Angelo de Donatis, pediu uma participação generosa na coleta que será feita no Dia da Caridade do Papa.

Numa carta publicada ao final de maio, o cardeal italiano afirmou que o Dia da Caridade do Papa, que é celebrado anualmente no 29 de junho, solenidade dos Santos Pedro e Paulo, será antecipado para este domingo, 27 de junho.

O cardeal De Donatis pediu uma contribuição generosa “para as numerosas obras de caridade que o Santo Padre realiza no mundo inteiro, em benefício dos que sofrem a pobreza”.

A tradição dessa jornada, que é celebrada em todas as dioceses do mundo, foi também lembrada pelo cardeal. Ela tem uma história “antiga”, com “raízes evangélicas”, afirmou, quando “os primeiros cristãos que se reuniam em torno dos apóstolos partilharam os seus recursos para ir ao encontro das necessidades dos irmãos mais fracos e carentes”.

Ele citou também a história “moderna” do Óbolo de São Pedro, como hoje é conhecido, que “foi regulamentado pelo beato Pio IX, depois que a Santa Sé se encontrou em um estado de especial fragilidade e vulnerabilidade material como consequência do fim dos Estados Pontifícios”.  

O vigário de Roma disse que “em todas as Igrejas do mundo, cada fiel é convidado a oferecer sua contribuição em favor do papa, seja ela pequena ou grande, de acordo com a sua generosidade e disposição pessoal”.

Confira também: