O ciclista colombiano Egan Bernal, vencedor do Tour de France em 2019 e do Giro d'Italia em 2021, esteve presente na audiência com o papa Francisco, nesta quarta-feira, 16 de junho, no palácio apostólico do Vaticano. Bernal deu ao papa uma bicicleta Pinarello e a “maglia rosa”, a camisa amarela dos vencedores do Giro d'Italia.

Bernal disse que cumprimentar o papa e conversar com ele foi uma experiência “mais importante que a do Tour ou a do Giro”. O ciclista colombiano contou à imprensa que o papa, ao final da audiência geral, se aproximou dele e de sua namorada para cumprimentá-los e para dar-lhes a sua bênção. “Esta é a experiência mais linda que já tive. Acho que tive algumas experiências na vida, mas esta é única. Minha família é católica, eu sou católico. Cresci em uma família católica e sentir sua presença naquele momento foi realmente incrível. Estou muito feliz por esta bela experiência que acabo de ter”.

“Primeiro eu o cumprimentei, depois ele começou a brincar um pouco dizendo que eu estava subindo muito rápido com a bicicleta e me perguntou quantos 'tintos' (cafés) eu bebia antes de um ataque, porque estava subindo com muita força. Então conversamos um pouco. Eu dei para ele a bicicleta Pinarello, pintada especialmente para ele, e depois a ‘maglia rosa’. Disse a ele que era um presente meu e de todos os colombianos que, neste momento, precisamos de uma bênção do papa”.

Bernal disse estar “um pouco nervoso e comovido com tudo o que aconteceu. Fiquei muito maravilhado com a presença dele ali. Acho que foi uma experiência única, foi a experiência mais bonita da minha vida”.

Bernal disse que, ao olhar para o futuro, “sempre surgem novos objetivos. Neste momento, eu acho que ainda tenho muito o que fazer na parte profissional, até no lado pessoal e espiritual. Depois de um encontro como esse, dá vontade de refletir sobre o que você é como pessoa. Ainda há muito o que fazer”.

No campo esportivo, Bernal disse que, depois de vencer o Tour de France e o Giro d'Italia, quer vencer a Vuelta a España . “É a Tríplice Coroa. Já ganhei o Tour e o Giro. Para completar a Tríplice Coroa, que é o sonho de todo ciclista, falta a Vuelta a España. Para mim seria um sonho poder completá-la e algo realmente incrível para o esporte, em geral”.

Ao lhe ser perguntado se reza durante a competições, Bernal disse: “Sou católico e diante das etapas mais difíceis, onde tudo pode acontecer, quando você não tem muita certeza, nesses momentos, pelo menos eu, rezo um pouco mais e me confio ao Senhor”. “Oro antes e depois, quando estou por começar uma etapa um pouco mais importante, é quando me entrego a Deus”, afirmou.

Confira também: