A abadia de Grimbergen, na Bélgica, inaugurou a sua nova cervejaria, um negócio que lhes permite se sustentar e que havia parado de funcionar há mais de 200 anos, no dia 27 de maio.

A abadia é o lar de 15 membros da ordem norbertina, fundada em 1128 por São Norberto de Xanten, em Prémontré, perto de Laon, na França. A ordem é conhecida como Ordem dos Cônegos Regulares de Prémontré ou Premonstratenses.

O mosteiro norbertino, dono da cervejaria, foi forçado a abandonar a fabricação de cerveja após a toma da abadia na Revolução Francesa.

O lema da abadia é "Ardet nec consumitur" (Queimado, mas não destruído), cujo significado evidencia a sobrevivência do mosteiro, que já chegou a sofrer três incêndios devastadores. Em razão disso, os cônegos regulares incluíram a ave fênix, que, segudo a mitologia, renasce do fogo, no brasão da abadia, como símbolo de seus renascimentos.

A nova fábrica da abadia de Grimbergen fica na província do Brabante Flamengo. Segundo o padre Karel Stautemas, supervisor da abadia e produtor de cerveja, “a nova microcervejaria é um lugar para reacender as tradições do passado”. “Assim como nosso símbolo, a ave fênix, sempre temos força para ressurgir e para agregar novas ideias”, afirmou.

“Queremos aliar a nossa experiência, de quase nove séculos, com a inovação na busca das cervejas mais deliciosas e exclusivas. Acho que a microcervejaria nos permite fazer isso, explorar e experimentar estilos e ingredientes de uma forma realmente empolgante”, acrescentou.

Em um vídeo, o padre Stautemas, um padre de 57 anos que foi fundamental para trazer de volta a fabricação de cerveja para a abadia, disse que os religiosos continuarão sua rotina diária de oração e trabalho pastoral normalmente, enquanto trabalham na cervejaria.

“Um dia normal na abadia começa às 7 da manhã, quando nos levantamos; em seguida, fazemos a oração da manhã e tomamos o café da manhã em silêncio. Isso é muito importante para nosso bem-estar espiritual. Ajuda-nos a concentrar-nos nas coisas fundamentais e a manter o equilíbrio entre a nossa vida pastoral e o nosso outro trabalho”.

O padre Stautemas está engajado no projeto da microcervejaria da abadia desde o início, em 2016. Ele afirmou que espera concluir os seus estudos sobre a elaboração de cervejas assim que se levantem as restrições pela pandemia do coronavírus.

Em 1958, a abadia permitiu que uma empresa local, a Maes Brewery, usasse o nome “Grimbergen” e a ave fênix em suas cervejas. Atualmente, a gigante multinacional dinamarquesa Carlsberg Group detém a licença mundial da Grimbergen.

O CEO do Carlsberg Group, Cees't Hart, disse que a nova cervejaria Grimbergen Abbey “é um passo importante para nós no desenvolvimento de nossas cervejas especiais para atender à crescente demanda global”.

A cervejaria Grimbergen Abbey tem um bar e um restaurante. Ainda neste ano, a abadia abrirá um Centro de Experiência de Cerveja, para dar aos visitantes informações sobre o processo de fabricação da cerveja.

Para comemorar a inauguração, a nova microcervejaria está produzindo três novas cervejas: Magnum Opus Brut Beer, Ignis Quadruple e Astrum Pale Ale.

A cerveja favorita do frei Stautemas é a Ignis Quadruple, que tem uma qualidade ardente e fumegante, inspirada no espírito indomável dos cânones regulares de Grimbergen, que sobreviveram a incêndios, guerras e revoluções.

O padre trabalha em estreita colaboração com o mestre cervejeiro Marc-Antoine Sochon, um francês de 28 anos que é considerado o “garoto prodígio da cerveja”, tendo começado a produzir cerveja na garagem de seus pais.

“Pela primeira vez em mais de 200 anos, estamos voltando a fazer cerveja na abadia. É uma grande festa para os sacerdotes, para a comunidade de Grimbergen e para todos aqueles que amam a cerveja Grimbergen”.

Confira também: