O papa Francisco nomeou dom Fernando Barbosa dos Santos, atual bispo da prelazia de Tefé (AM), como novo bispo de Palmares (PE), nesta quarta-feira, 9 de junho. A diocese estava vacante desde a morte de dom Henrique Soares da Costa, em julho de 2020.

Dom Fernando Barbosa nasceu em Sertânia (PE), em 5 de março de 1967. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Regional de Pastoral de Olinda (PE) e especializou-se em Letras na Universidade de Pernambuco.

Fez sua profissão religiosa na Congregação da Missão (Lazaristas) em 11 de fevereiro de 1995 e foi ordenado sacerdote em 20 de janeiro de 1996. Em seu ministério presbiteral, atuou como vigário paroquial, pároco, administrador paroquial, formador no Seminário Propedêutico dos Padres Lazaristas, formador no Seminário Redemptoris Mater da arquidiocese de Belém (PA), superior da Província Lazarista de Fortaleza (CE), ecônomo da Província Lazarista de Fortaleza.

Em 14 de maio de 2014, foi nomeado bispo da prelazia de Tefé e recebeu a ordenação episcopal em 28 de agosto do mesmo ano. Escolheu como lema episcopal: “Servus Christi Missioni” (Servo de Cristo na Missão).

A diocese de Palmares estava vacante desde 18 de julho de 2020, quando seu então bispo, dom Henrique Soares da Costa, morreu de covid-19. Em nota publicada em seu site, a diocese afirmou que nesses quase 11 meses de vacância, “pedimos ao Senhor o repouso eterno da alma de dom Henrique, e rogamos ao Espírito Santo que nos desse um bispo segundo o Coração de Jesus, que hoje se confirma”.

“Desde já estamos ansiosos por sua vinda, Dom Fernando! Que seja bendito em nome do Senhor”, disse a diocese de Palmares.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma saudação a dom Fernando Barbosa por sua nomeação. Na nota, a presidência da entidade agradeceu o bispo por “sua itinerância como discípulo de Jesus a serviço da alegria do Evangelho e da Igreja na região Norte do País e agora de volta à sua região de origem”.

“Pedimos as bênçãos e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da catedral diocesana, a Igreja mãe da diocese de Palmares, nesta nova etapa de seu ministério”, afirmou.

Confira também: