O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, visitou na noite de quinta-feira, 3 de junho o prédio que desabou horras antes na comunidade de Rio das Pedras, deixando dois mortos. Dom Orani rezou pelas vítimas durante as celebrações de Corpus Christi.

O prédio de quatro andares desabou na comunidade de Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada de quinta-feira. Segundo testemunhas, por volta das 2h foram ouvidos estalos na estrutura da construção e, às 3h20, o prédio tombou para frente. Em seguida, houve um início de incêndio que foi controlado.

Duas pessoas, pai e filha, morreram no desabamento. Natan Gomes tinha cerca de 30 anos e a filha Maitê, 3 anos. A mãe da criança, Kiara Abreu, foi uma das vítimas resgatas dos escombros e levada ao Hospital Miguel Couto. Além dela, outras três pessoas foram resgatadas com vida.

Na noite de quinta-feira, após as celebrações de Corpus Christi, dom Orani Tempesta visitou o local para levar sua solidariedade à comunidade. O arcebispo estava acompanhado pelo bispo auxiliar dom Roque Costa Souza e pelo pároco local, padre Renato Lima, da Paróquia São João Batista.

De acordo com a arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani foi informado, conforme dados oficiais do serviço social de assistência social da prefeitura, que a tragédia atingiu 21 famílias, deixando 12 vítimas e 50 pessoas desalojadas.

Durante as celebrações de Corpus Christi, o arcebispo recordou os atingidos pela tragédia. Pela manhã, ao dar à benção à cidade do Rio de Janeiro com o Santíssimo Sacramento, aos pés do Cristo Redentor, dom Orani rezou pelos moradores do prédio que desabou, para que “possam ser assistidos e, em meio a dificuldades e dores, sintam a fraternidade e a comunhão, principalmente por parte da paróquia São João Batista, situada no bairro”.

À tarde, na Missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o arcebispo falou sobre a importância da proximidade às pessoas que sofrem e contou que desde cedo estava falando “com o pároco local e tem toda a atenção para com as famílias, os socorristas, fazendo comida, acolhendo, oferecendo nossos espaços para isso”.

Segundo dom Orani, “a Igreja tem consciência do seu papel social, por isso, nossa arquidiocese se coloca à disposição para ajudar neste momento difícil”.

Também a paróquia São João Batista expressou por meio de suas redes sociais sua “oração pelas famílias e vítimas atingidas por essa tragédia”.

Confira também: