Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi nomeado arcebispo de São Luís (MA) pelo papa Francisco, hoje, dia 2 de junho. Até então, ele era bispo da diocese do Crato (CE) e substitui dom José Belisário da Silva que renunciou por ter completado 75 anos.

O novo arcebispo é natural de Boim (PA), onde nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), de Belém (PA). Também é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Dom Gilberto foi ordenado sacerdote em 27 de julho de 1985 e foi incardinado na arquidiocese de Santarém. Em seu ministério sacerdotal, atuou como vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Menor São Pio X, coordenador Diocesano de Pastoral, vigário geral. Também foi vice-reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar de Belém e assessor para o Laicato da Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 3 de agosto de 2005, foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) e recebeu a ordenação episcopal em 28 de outubro do mesmo ano. Em 18 de maio de 2016 foi nomeado bispo coadjutor do Crato, tornando-se ordinário no dia 28 de dezembro seguinte.

Desde 2016, dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.

Em uma saudação ao novo arcebispo de São Luís, a CNBB envia suas “felicitações” a dom Gilberto. “De volta ao Estado no qual iniciou seu ministério episcopal, no contexto da Amazônia Legal, que o senhor possa dar continuidade à missão de anunciar e construir o Reino de Deus na realidade maranhense”, afirma.

Arcebispo emérito

Dom José Belisário da Silva apresentou o seu pedido de renúncia ao papa Francisco após completar 75 anos no ano passado e, dessa forma, seguindo o que estabelece o Código de Direito Canônico quanto ao limite de idade dos prelados.

O agora arcebispo emérito de São luís nasceu em Carmópolis (MG), em 4 de agosto de 1945. Franciscano da Ordem dos Frades Menores, emitiu seu votos solenes em 2 de fevereiro de 1969. Neste mesmo ano, foi ordenado sacerdote, em 13 de dezembro.

Foi nomeado bispo de Bacabal (MA) em 1º de dezembro de 1999 e sua ordenação episcopal aconteceu em 19 de fevereiro de 2000. Cinco anos depois, foi nomeado arcebispo de São Luís.

Em 2011, dom Belisário foi eleito vice-presidente da CNBB, cargo que ocupou até 2015. Depois deste período, foi escolhido como delegado da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e, em seguida, eleito vice-presidente do organismo continental. Atualmente, é bispo referencial para a Comunicação no Regional Nordeste 5 da CNBB.

Em nota, a CNBB afirma que, “junto com o povo maranhense, unimos nossa voz em agradecimentos a Deus, pelo chamado, e por seu sim fiel, ‘como se visse o invisível’”.

“Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia de Nossa Senhora Aparecida”, diz.

Confira também: