A Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) comemorou na segunda-feira, 31 de maio, os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, com uma cerimônia que reviveu as celebrações de 1931. Para o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, recordar esta data deve ser um compromisso a rezar para que Nossa Senhora olhe pelos brasileiros.

“Maria quer que o povo brasileiro possa cada vez mais encontrar-se com Aquele que ela traz consigo, Jesus Cristo, e possa ter a mesma alegria de Isabel e de João Batista, cantando com Maria as maravilhas de Deus na sua própria vida”, disse ao lembrar que neste mesmo dia, 31 de maio, a Igreja celebrou a Visitação de Nossa Senhora á sua prima Isabel.

Para marcar os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, a uma imagem fac-símile foi levada de Aparecida (SP) para o Rio de Janeiro por uma comitiva formada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e pelo reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo. Na capital fluminense, refez o trajeto realizado em 1931.

A imagem chegou à capela da estação Central do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, e foi acolhida por dom Orani Tempesta. Em seguida, foi levada de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a antiga catedral, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde houve o Te Deum, oração de ação de graças a Deus. Foi a partir desta igreja da então capital do Brasil que, em 1931, saiu a procissão com quase 1 milhão de devotos para a cerimônia na Esplanada do Castelo.

A programação festiva contou ainda com uma missa presidida por dom Orani na igreja de São Francisco de Paula, mesmo local onde há 90 anos foi celebrada a Missa campal da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Em sua homilia, dom Orani afirmou que a celebração dos 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil se insere nas festividades do quinquênio Jubilar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, para as celebrações que acontecerão nos anos de 2025 e 2026. O cardeal recordou a atuação do cardeal Sebastião Leme, então arcebispo do Rio de Janeiro, para aquela cerimônia de 1931 e também que naquele mesmo ano foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor. Assim, disse, Maria “indica o caminho para Cristo”. “Por isso mesmo a capela que está aos pés do Cristo Redentor é de Nossa Senhora Aparecida e o Cristo foi justamente inaugurado no dia 12 de outubro. As coisas ficam encadeadas nessa caminhada”, afirmou.

Em seguida, o cardeal declarou que “ao proclamar Nossa Senhora de Aparecida padroeira do Brasil, a finalidade é apresentar Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, aquilo que por providência celebramos hoje [31 de maio], a visitação de Maria a Isabel, que é a celebração da alegria”.

Ainda em referência ao Evangelho do dia, sobre a visitação de Nossa Senhora, o arcebispo afirmou que “Maria tem pressa e essa pressa que aprece no Evangelho é uma oportunidade para que todos nós possamos acolher Jesus Cristo que Ela nos traz e que traz a verdadeira alegria”. E isso “significa alegrar-se no Senhor em meio a tantas dores e sofrimentos, tantas dificuldades e problemas pelos quais nós passamos”, disse.

Segundo o arcebispo, “ao celebrar os 90 anos dessa proclamação, nosso compromisso é de rezar, como o cardeal Leme, para que Nossa Senhora Aparecida cada vez mais olhe para o nosso povo brasileiro, dê sempre esperança renovada, transforme as realidades que nós vemos de tantas injustiças e maldades em paz e fraternidade, e que nos empenhe cada vez mais enquanto cristãos”.

Ao final da celebração, dom Orani convidou os fiéis a rezar a consagração proferida por dom Sebastião Leme, em 1931.

Confira também: