“Aceitando o convite do papa Francisco para rezar pelo Líbano, a presidência do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), em nome dos bispos do continente, une-se aos irmãos e irmãs de fé e humanidade que vivem no Líbano" e “invoca o dom da paz e estabilidade juntamente com um compromisso renovado de apoio à Terra dos Cedros”, disse o cardeal Angelo Bagnasco, presidente do CCEE na segunda-feira 31 de maio.

O anúncio de Bagnasco foi feito depois que o papa Francisco anunciou neste domingo, 30 de maio, que se reunirá com os principais líderes cristãos no Líbano para rezar e conversar sobre a situação no país. Os bispos da Europa apelam "à consciência das nações e dos responsáveis" para que "o mundo não esqueça a tragédia em curso e não faça ouvidos surdos ao grito dos pobres e sofredores".

O papa Francisco anunciou a realização de um encontro com os principais responsáveis das comunidades cristãs do Líbano, no dia 1º de julho, no Vaticano, para analisar a “preocupante situação do país” e rezar “juntos pelo dom da paz e da estabilidade”.

No dia 4 de agosto de 2020, uma explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, provocou centenas de mortes e milhares de feridos. No mês seguinte, o Papa Francisco promoveu um dia universal de oração e jejum pelo país.

No último 13 de maio, a tensão no Líbano subiu depois que três mísseis foram lançados do Líbano contra Israel durante o confronto entre Israel e o Hamas, grupo radical islâmico que controla a Faixa de Gaza. No dia seguinte, o libanês Mohamed Tahan foi morto pelas forças de segurança de Israel ao cruzar a fronteira do Líbano com Israel.

“Nada está perdido se estivermos dispostos e agirmos com honestidade oportuna. Nada é impossível. Tudo está nas mãos dos homens com a ajuda do Deus misericordioso e justo. Ele vê as obras dos homens e entende as intenções dos corações”, afirma a presidência do CCEE.

“É sabido que o futuro de um país é um bem não só para si, mas para a humanidade”, assinala o texto do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, sublinhando a contribuição do Líbano para um Médio Oriente “plural, tolerante e diversificado”.

“Unimo-nos ao apelo sincero do Santo Padre e rezamos ao Senhor da paz para que os pequenos sejam consolados e ajudados, e os responsáveis se deixem iluminar para serem sábios e honestos diante de Deus, do sofrimento e da história”, conclui o comunicado dos bispos europeus.

Confira também: