Duas paróquias da diocese de Westminster, em Londres, Inglaterra, receberam relíquias do beato Carlo Acutis, “ciberapóstolo da Eucaristia”, no dia 21 de maio.

Uma das relíquias ficará na paróquia servita de Nossa Senhora das Dores, em Fulham Road, onde Carlo Acutis foi batizado em 1991. A outra, ficará no santuário diocesano do Santíssimo Sacramento, em Maiden Lane, recordando a devoção do bem-aventurado à Sagrada Eucaristia. Carlo Acutis, filho de pais italianos, nasceu em Londres.

Em seu site, a diocese disse que o arcebispo de Westminster, cardeal Vincent Nichols, junto ao bispo auxiliar, dom Nicholas Hudson, recebeu o pároco de Nossa Senhora das Dores, o padre Pat Ryall, e ao reitor do santuário, o padre Alan Robinson, na casa do arcebispo para fazer a entrega das relíquias e “compartilhar um momento de oração”.

Ryall disse estar muito contente por ter Carlo de volta e sublinhou que, embora o beato seja italiano, os seus pais estavam em Londres na época do seu nascimento. Eles moravam perto da paróquia e coordenaram a realização do batismo de Carlo naquela igreja.

“Houve uma naturalidade na forma como eles se integraram progressivamente na comunidade paroquial e, sobretudo, sinto que Carlo contribuiu muito para o crescimento da fé dos seus pais devido à sua proximidade e o seu amor pela Eucaristia”, disse o sacerdote.

Carlo Acutis nasceu em Londres, no dia 3 de maio de 1991, e foi batizado quinze dias depois, no dia 18 de maio do mesmo ano. A família mudou-se pouco tempo depois para a Itália, onde o “ciberapóstolo da Eucaristia” foi criado.

O sacerdote lembrou que, assim como a primeira visita de Carlo “nos deixou uma marca indelével”, existe a esperança de “que ele continue fazendo sentir a sua presença também neste novo tempo”.

O padre Robinson comentou que o beato é “um exemplo maravilhoso de como os jovens podem ter essa relação incrível com o Senhor se estiverem preparados para fazer esse esforço, para se oferecer realmente a Ele”.

Afirmou também que Carlo ficaria muito feliz por estar no santuário devido à sua proximidade com a Eucaristia, e assegurou que ora para que, pela intercessão e o impulso do bem-aventurado, a Igreja seja “um lar para muitos mais jovens”.

“Os jovens muitas vezes acham que são invencíveis, que viverão para sempre. E o Carlo é aquele exemplo que aclara que isso não é verdade, necessariamente”, afirmou. A única coisa “que continuará para sempre é nosso relacionamento com o Senhor”, disse o padre.

A diocese recordou que Carlo conheceu os lugares onde aconteciam os milagres eucarísticos e, com a ajuda de suas habilidades na mídia digital, produziu um site onde outras pessoas pudessem aprender com esses acontecimentos e crescer na sua devoção à Eucaristia.

O cardeal Nichols observou que ambas as igrejas são belas e representam “dois sacramentos cruciais na vida do discípulo de Jesus e de todo católico: o batismo e a eucaristia”.

“Esperamos e oramos para que o exemplo deste jovem, que foi batizado em Fulham Road e que viveu sua vida no abraço apertado de Jesus na Eucaristia, ajude a todos nós a ter as prioridades certas na vida”, disse ele.

Dom Hudson destacou a importância da beatificação de Carlos para a vida dos fiéis, especialmente dos jovens da diocese, e afirmou que o beato é “realmente um modelo de jovem que evangeliza os mais velhos”.

“A própria mãe dele admitiu que o filho realmente a evangelizou, enquanto evangelizava também os seus amigos”, acrescentou.

O bispo lembrou que o “ciberapóstolo da Eucaristia” intuiu que morreria jovem e lembrou que o bem-aventurado ensina a morrer bem.

“Ao aproximar-se o final dos seus dias, ele decidiu oferecer todo o seu sofrimento pelo papa, pelo próprio Jesus e pela Igreja”, concluiu.

Mais em

Carlo morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos de idade. Foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020, na basílica de Assis, Itália.

Confira também: