Os casais de noivos que rezarem juntos o terço poderão obter a indulgência plenária, até dia 8 de dezembro de 2021, dentro do Ano da Família Amoris laetitia e do Ano de São José convocados pelo papa Francisco. Além de rezar o terço, é necessário cumprir com as demais exigências exigidas pela Igreja para a obtenção de indulgências: a intenção de obter indulgência, a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Santo Padre.

“São José propõe que os noivos rezem juntos, dirigindo-se a Maria, sua doce esposa, com confiança e amor” para contemplar “como Deus veio e viveu tornando-se um de nós na família de Nazaré”, diz Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O órgão da Santa Sé pôs à disposição um guia de oração do terço com reflexões e orações especialmente pensadas para os noivos. No guia, publicado em espanhol, inglês, italiano, português e francês, cada mistério contém uma passagem do Evangelho, uma intenção de oração, uma citação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia e perguntas para a meditação pessoal.

No primeiro Mistério Gozoso, a Encarnação do Senhor, por exemplo, a intenção da oração é: “Maria, tu és nossa Mãe e nossa Rainha, queremos te coroar rainha do nosso projeto, dos nossos sonhos, do nosso amor, da nossa vocação para que a vivamos como um dom que nos conduz à santidade. Proteja-nos, mãe!”. As perguntas para reflexão pessoal são: “O que o Senhor espera de nós? Qual será a nossa missão? Nós a oferecemos a Maria e a coroamos como Rainha nossa?”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida está preparando guias do terço para as crianças e as famílias, “para que a oração recrie em todas as nossas igrejas domésticas o mesmo clima de amor e amizade que se viveu na família de Nazaré”.

A possibilidade de obter essa indulgência plenária encontra-se no Decreto da Penitenciaria Apostólica de 8 de dezembro de 2020, para o Ano de São José. A indulgência está concedida a favor dos fiéis que rezarem “o Santo Rosário (Terço) em família e entre os noivos”.

Ano da Família Amoris laetitia

Durante a oração do Angelus na festa da Sagrada Família, domingo, 27 de dezembro de 2020, o Papa Francisco anunciou a inauguração do Ano da Família, simultaneamente com o Ano de São José, no quinto aniversário da Exortação Apostólica Amoris Laetitia pós-sinodal.

Este especial Ano da “Família Amoris Laetitia” teve início na última Solenidade de São José, dia 19 de março de 2021, e se concluirá no dia 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma.

Confira também: