A arquidiocese de Nova York voltará a permitir o uso de cestas de coleta, boletins físicos e hinários nas igrejas, relatou o site The Gothamist, no fim de semana. Os paroquianos vacinados poderão participar dos corais e do serviço no altar, enquanto os não vacinados deverão sentar-se em lugares separados da igreja.

Em um comunicado à imprensa de 21 de maio, a diocese de Brooklyn anunciou que as igrejas em Brooklyn e Queens abriram com 100% da sua capacidade, já desde o final de semana de 22 a 23 de maio. O levantamento das restrições de capacidade eliminou a necessidade de isolamento de alguns assentos.

No entanto, a diocese manteve o distanciamento social e o uso de máscaras para quem não foi vacinado e recomendou que todos utilizem a proteção dentro das igrejas.

Quem queira participar como leitor, ministro extraordinário da Eucaristia ou coroinha poderá fazê-lo, disse a diocese. Os corais também podem retomar suas atividades normais, mas seus membros não vacinados devem continuar com o distanciamento social.

A diocese também anunciou que a partir fim de semana de 5 a 6 de junho será levantada a dispensa dada aos fiéis para a participação na missa dominical e nos dias santos obrigatórios. Aqueles que se sintam doentes e aqueles que cuidam dos doentes continuarão isentos.

Por carta, o bispo de Albany, Edward Scharfenberger, anunciou que também eliminará a dispensa dominical na sua diocese no domingo, 6 de junho. No entanto, a isenção permanecerá em vigor para os doentes, para a população e risco e para aqueles que sofram de “ansiedade profunda” por estar em lugares públicos.

Na carta, o bispo também recomenda o uso das máscaras em todos os momentos da liturgia, com algumas exceções, como na hora da comunhão. Também estão dispensados do uso de máscaras o sacerdote e os ministros, as crianças menores de dois anos de idade, aqueles que tenham um problema de saúde que os impeça de usá-las e aqueles que “se sabe que estão totalmente vacinados”.

O distanciamento social de dois metros continuará nas igrejas, embora “possam ser levados em consideração” aqueles que se sabe estarem totalmente vacinados”.

Segundo a carta, o pároco está autorizado a realizar imediatamente mudanças nos protocolos da paróquia.

Enquanto isso, a diocese de Buffalo atualizou a sua normativa no dia 23 de maio e permitiu a remoção da máscara enquanto os fiéis estejam sentados nos bancos das igrejas. Mas a diocese manteve a exigência de que os paroquianos usem máscaras ao entrar e sair do templo.

As procissões nas celebrações sacramentais poderão realizar-se de acordo com a decisão de cada paróquia. A diocese também anunciou que não pedirá comprovante de vacinação para nenhum paroquiano e que a lotação nas igrejas permanecerá a mesma.

De acordo com a carta, o canto coral ainda está proibido, mas os paroquianos poderão cantar fazendo uso das máscaras. Também as crianças em idade escolar precisarão usar máscaras.

Em uma declaração conjunta de 23 de maio, os bispos das dioceses de Buffalo, Ogdensburg, Rochester e Syracuse, no interior do estado de Nova York, anunciaram o fim da dispensa geral da obrigação do domingo, a partir dos dias 5 e 6 de junho.

O comunicado afirma que qualquer pessoa frágil ou em risco devido à idade avançada ou condições médicas está isenta desta obrigação.

Confira também: